Milhares se reúnem em Porto Xavier para se manifestar sobre as dificuldades da cadeia de produção leiteira

Fotos: Luiz Oneide/Rádio São Luiz

Ocorre nesta terça-feira, 1°, desde as primeiras horas da manhã, em Porto Xavier, uma manifestação dos produtores de leite de todo o estado gaúcho. Milhares estão reunidos em ato convocado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O movimento chama a atenção para a entrada do leite estrangeiro no Brasil com taxação reduzida, o que traz prejuízos aos produtores brasileiros, pois ocasiona uma concorrência desleal. O ato cobra uma mudança nessa política ou um subsídio aos produtores gaúchos, equilibrando a disputa que hoje não permite uma competição em igualdade de condições.

Um dos produtores que falou à reportagem da Rádio São Luiz, que acompanha o ato com a presença do diretor Luiz Oneide, comentou que “o estado não pode deixar acontecer o mesmo que aconteceu com o setor calçadista”, lembrando que o estado já foi muito forte neste segmento, com muitos empregos relacionados à área, mas acabou perdendo espaço para produtos de fora, encerrando um negócio pujante.

Outro entrevistado falou sobre os altos investimentos que quem trabalha na produção leiteira precisa fazer e como isso reflete no longo período até que seja possível obter lucro. Ele cobrou políticas públicas, destacando a importância do setor e do alimento que é produzido.

O ato desta terça-feira ocorre em Porto Xavier por ser uma cidade de fronteira com a Argentina, tornando a movimentação mais simbólica, pois o país vizinho é um dos que tem enviado sua produção para cá em condições desiguais de competição.

Fonte: Rádio São Luiz