Divulgado histórico da homenageada da Semana Farroupilha em São Luiz Gonzaga

Rose Grings. Foto: Hugo Dalpizzol

Neste ano, as Entidades Tradicionalistas do Município de São Luiz Gonzaga se reuniram e fizeram a votação do nome a ser homenageado durante os Festejos Farroupilha 2023. A escolhida foi a vereadora Rose Grings, atual presidente do Legislativo São-luizense, mas que desde muito cedo vem se destacando e contribuindo para a defesa da Cultura Gaúcha, tanto como cidadã, edil ou como presidente da Frente Parlamentar dos Vereadores Pela Tradição Gaúcha, entidade que congrega mais de 100 vereadores de todo o Rio Grande do Sul.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conheça a sua trajetória de vida:

Rose Grings nasceu em Igrejinha, Rolador, então distrito de São Luiz Gonzaga, há 46 anos. É filha de Daniel Pinto de Oliveira (In Memoriam) e Araci Prestes de Oliveira, tendo 10 irmãos paternos (meio irmãos) e seis irmãos de pai e mãe. Criança, cresceu no lombo do cavalo, tanto no trabalho na lavoura, como filha de pequeno agricultor, quanto acompanhando as corridas de cavalo, na cancha que seu pai Daniel tinha na localidade. E hoje, tem orgulho em dizer que seu tio Gervásio e seus primos, estão dando continuidade a este legado em Igrejinha, Rolador.

Rose cresceu e formou família, ao lado de seu esposo, Leandro Grings, e seus dois filhos, José Daniel e Davi, sempre cultivando as origens e as nossas tradições. Sempre que teve oportunidade, participou de Entidades Tradicionalistas, de atividades culturais nas escolas e dos Desfiles Farroupilha.

Formou-se em Serviço Social, com especialização em Políticas Públicas, além de ser Gestora em Turismo, grande defensora da Cultura Missioneira e Gaúcha. Trabalhou muitos anos no comércio da cidade, e, após se formar como Assistente Social, atuou na Secretaria Municipal de Assistência Social. Foi Secretária de Turismo e Cultura do Município e atualmente é Vereadora, sendo neste ano a Presidente da Câmara Municipal.

Rose Grings sempre sonhou em fazer algo a mais para valorizar a Cultura Gaúcha e as nossas tradições. Quando assumiu a Secretaria de Turismo e Cultura do Município, viu a possibilidade de valorizar e fomentar as Entidades Tradicionalistas, e foi então que mobilizou todas as Entidades Tradicionalistas para juntas realizarem a Festa do Arroz Carreteiro, mostrando a união e a valorização social e cultural que estas entidades representam no Município. Assim, viu fortalecido o elo entre as entidades e o Poder Público, mostrando os trabalhos social e cultural desenvolvidos por estas entidades em benefício de nossas crianças, jovens e suas famílias, principalmente trabalhando os princípios do respeito, amor à cultura e as tradições. Como resultado desta união, viu-se o grande sucesso da Festa do Arroz Carreteiro, o que nos proporcionou o título de Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro.

Neste sentido, Rose sempre defendeu e incentivou o fomento aos artistas locais e regionais, buscando trabalhar os nomes dos artistas são-luizenses e a música missioneira como prioridade na disseminação de nossos valores e também nas contratações com dinheiro público. E pensando na valorização da mulher missioneira e gaúcha, organizou a Cavalgada da Mulher Missioneira, contando com mais de 40 cavaleiras representantes de várias Entidades Tradicionalistas do Município, sendo destaque em nível estadual na RBS TV.

Mas foi no período da pandemia, no momento em que as Entidades Tradicionalistas passavam por grandes dificuldades para manter-se, que Rose Grings, já então vereadora, foi convidada a participar da Frente Parlamentar dos Vereadores em Defesa da Tradição Gaúcha, quando o seu trabalho foi reconhecido em nível estadual, logo assumindo como presidente da entidade, em 2022, seguindo com este trabalho em nível municipal e estadual, na defesa das nossas tradições e Cultura Gaúcha, incentivando os vereadores a indicarem emendas impositivas para fomentar as Entidades Tradicionalistas em seus trabalhos, principalmente com as Invernadas de crianças e jovens.

Já como presidente da Frente Parlamentar, Rose propôs o Projeto de Lei de ampliação dos estudos da Cultura Gaúcha nas escolas e a Lei Municipal do Mérito Farroupilha para homenagear pessoas que desenvolvem ou desenvolveram um trabalho de valorização da nossa cultura e nossas tradições.
Neste segmento, continua buscando, juntamente com mais de 100 vereadores de vários municípios do Estado, que compõem a Frente Parlamentar hoje, fomento às Entidades Tradicionalistas junto ao Governo do Estado, além de debater pautas importantes, como a inclusão dos estudos da Cultura Gaúcha no currículo escolar, fomento às Entidades Tradicionalistas, defesa às cavalgadas, fomento e valorização aos artistas locais, regionais e bandas gaúchas e fortalecimento de nossa identidade gaúcha em nível de Brasil.

Rose Grings também foi a primeira vereadora a coordenar um debate entre candidatos ao Governo do Estado, tendo como pauta a Cultura Gaúcha, cobrando daquele que fosse eleito, maior comprometimento com as nossas tradições. Anteriormente, chegou a ser recebida pelo governador, Ranolfo Vieira Junior, quando Eduardo Leite afastou-se do cargo para concorrer ao Governo do Estado.

A vereadora foi a primeira mulher a assumir uma Frente Parlamentar em Defesa da Tradição Gaúcha, sendo reconhecida em nível estadual, recebendo a Medalha Anita Garibaldi do Instituto Anita Garibaldi, em 2023. E neste ano, ainda, é a homenageada dos Festejos Farroupilha em nível municipal, mostrando, mais uma vez, a força da mulher missioneira.

Fonte: Assessoria de Imprensa