Abertura da Semana Farroupilha em São Luiz Gonzaga celebra tradição e projeta a solidariedade

Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Na tarde desta quinta-feira, 14, São Luiz Gonzaga deu início às festividades da Semana Farroupilha com a solenidade na Praça da Matriz. O evento reuniu tradicionalistas, autoridades, crianças e membros da comunidade local, marcando o início do período de celebração das tradições gaúchas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Um dos momentos mais significativos foi o acendimento da Chama Crioula, que foi acesa pela homenageada municipal deste ano, a vereadora Rose Grings. Em um discurso emocionado, a vereadora expressou gratidão por receber essa honra e enfatizou a importância de preservar e promover a cultura gaúcha. Ela ressaltou que esta é a maior homenagem que uma pessoa que acredita na identidade gaúcha pode receber em vida.

Durante a solenidade, também foram entregues troféus e premiações para as crianças que participaram do tiro de laço vaca parada e mecânica no último final de semana.

Após o evento, as autoridades presentes concederam entrevista para a Rádio São Luiz. O prefeito Sidney Brondani destacou a alegria do público tradicionalista e desejou sucesso a todas as promoções da semana festiva.

O Major Eduardo dos Santos Brum, Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, uma das entidades promotoras do evento, agradeceu aos tradicionalistas que buscaram a Chama Crioula em Porto Xavier e fez referência aos que ficarão guardando o fogo nos próximos dias até o dia 20 de setembro. Ele também anunciou que o desfile do dia 20 será solidário, com arrecadações destinadas às vítimas das enchentes no Vale Taquari.

A coordenadora regional de educação, Mônica Pagliusi Lopes Justo, destacou a beleza da abertura oficial e enfatizou que a Semana Farroupilha será repleta de comemorações. Ela falou ainda sobre a expectativa para o Desfile de 20 de Setembro e explicou que a guarda da chama está escalonada. Além disso, informou que o desfile deste ano será solidário, com a participação de todas as entidades e a coleta de mantimentos, principalmente materiais de higiene e limpeza e material escolar, para auxiliar as vítimas das enchentes. Dois pontos de coleta estarão disponíveis bem em frente ao Palanque Oficial, e o desfile terá início às 8h30min.

Fonte: Rádio São Luiz