Presidente da Câmara anuncia início do processo de construção da sede própria do Legislativo Municipal

Foto: Emerson Scheis/Assessoria de Imprensa

Um grande anúncio foi realizado nesta segunda-feira, 8 de janeiro, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Lourenço: o início do processo de construção da sede própria do Legislativo são-luizense. O anúncio foi realizado em reunião realizada pela Mesa Diretora e todos os vereadores e vereadoras.

Conforme o presidente do Legislativo, estará reservado um recurso na ordem de R$ 1,2 milhão para iniciar a obra, cuja construção ocorrerá no terreno próprio adquirido pela Câmara no ano de 2010, sob o primeiro mandato de Presidente do vereador Francisco Lourenço. À época, o terreno localizado na Rua Salvador Pinheiro Machado, na quadra compreendida entre a Rua Bento Soeiro e a Avenida Senador Pinheiro Machado, fora adquirido pela Câmara ao valor de R$ 215 mil.

Após a aquisição do terreno, o projeto somente foi retomado no ano de 2017, quando Chiquinho assumia o seu segundo mandato de presidente do Legislativo, oportunidade em que foi elaborado um projeto básico para a realização da obra, que teria o seu início no ano seguinte, sendo inclusive destinado aporte de recursos para a gestão de 2018 dar início ao projeto; porém, após um revés na Mesa Diretora, o projeto acabou engavetado novamente.
Agora, em seu terceiro mandato de presidente do Legislativo, Chiquinho tomou a decisão de, finalmente, tirar o projeto da sede própria do papel e realizar definitivamente a obra, iniciando a sua construção ainda em 2024: “Reunimos todos os vereadores e vereadoras para informar da decisão da Mesa e de contar com o apoio de todos para referendar a ‘casa própria’ da Câmara”, destacou.

Espaço à disposição da comunidade – O principal objetivo do prédio próprio do Legislativo, conforme o presidente, é de proporcionar um espaço público amplo e moderno que possa, além de sediar as Sessões da Câmara, promover audiências, reuniões e espetáculos, como apresentações musicais, de dança e de teatro de segunda a sábado, contemplando diversas demandas da comunidade para a promoção de eventos culturais e sociais. Da mesma forma, a estrutura do prédio estará à disposição para a comunidade e todos os setores, seja comercial, industrial, entre outros, para realizarem encontros, reuniões e audiências”, salientou o vereador.

A obra será realizada em etapas, com o primeiro passo dado em 2024. Para a Legislatura de 2025-2028, a Mesa Diretora irá reservar recursos em seu orçamento para proporcionar a continuidade da obra visando a sua conclusão o mais breve possível.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga