Francisco Lourenço fala da reunião com o Iphan, eleições municipais e trabalho legislativo

Presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, Francisco Lourenço. Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

O presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, Francisco Lourenço, do PDT, participou do programa Olho Vivo nesta terça-feira, 6, para discutir diversos assuntos, incluindo uma reunião com os dirigentes do Iphan, as eleições municipais e o trabalho legislativo durante o recesso parlamentar.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ele iniciou destacando que na semana passada, junto com colegas, esteve em Porto Alegre, na sede do Iphan, em uma reunião de duas horas para tratar do impasse que envolve o avanço de obras no Centro Histórico de São Luiz Gonzaga por falta de liberações do Instituto. Francisco destacou que o município tem total interesse em preservar sua história, mas também precisa dos investimentos em novas edificações. O Iphan, por sua vez, voltou a alegar a falta de profissionais para atender todo o estado. O presidente da Câmara acredita que, com a contratação emergencial de um arqueólogo pelo município, aprovada nesta semana, esses processos poderão ser agilizados.

Francisco também falou sobre a construção da sede própria da Câmara de Vereadores. O terreno do futuro prédio, inclusive, está na área delimitada do Centro Histórico e também precisará de autorização do Iphan. O presidente comentou que São Luiz Gonzaga é um dos poucos municípios que não têm sede própria para o Legislativo, defendendo essa construção, pois a sede seria também um prédio multiuso, com possibilidade de abrigar eventos culturais, reuniões, ações da comunidade, espaço que atualmente o poder público não tem.

Sobre as eleições municipais deste ano, Francisco Lourenço, pré-candidato do PDT a prefeito, disse que a sigla está cumprindo seus compromissos. A coligação, que pelos encaminhamentos atuais deverá integrar o Progressistas, MDB e PDT, definiu que cada partido indicaria um nome. PDT e MDB já o fizeram, restando ainda o Progressistas indicar. Ao ser questionado sobre a possibilidade da coligação contratar uma pesquisa para escolher os nomes que vão disputar a majoritária, Francisco não confirmou a informação, mas disse que o PDT está se fortalecendo e que de fato é preciso ouvir a sociedade. Ele disse ainda que “mais importante não é querer ser, mais importante é o povo querer que tu seja”.

Por fim, o presidente disse que a Câmara, mesmo no recesso, segue atendendo normalmente. Citou que a Comissão de Saúde está em Brasília com uma representação do Hospital São Luiz Gonzaga para garantir emendas e que o Legislativo está sempre pronto para atender as necessidades em eventuais Sessões Extraordinárias neste período.

Fonte: Rádio São Luiz