AMM apresenta Caderno de Prioridades para as Missões ao vice-governador do RS

Vice-governador ouviu as demandas e parabenizou iniciativa e organização da AMM – Divulgação/AMM

Uma comitiva da Associação dos Municípios das Missões (AMM) apresentou um Caderno de Prioridades para as Missões ao vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB). A entrega do documento foi feita na noite de terça-feira, 27, durante a Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), no município de Xangri-lá.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O caderno apresenta 22 demandas estratégicas, divididas entre pautas para o Governo Federal e Governo Estadual, nas áreas de infraestrutura, cultura, turismo, educação, saúde, habitação e empreendedorismo. Responsável pela apresentação das pautas, o engenheiro e consultor da AMM, Álvaro Theisen, pontuou a base de referência que o documento traz para o desenvolvimento regional.

As prioridades elencadas no caderno são fruto de um esforço coletivo e incluem demandas identificadas de interesse de toda a região, com as prioridades até 2030. Segundo Theisen, a região missioneira é muito carente de recursos externos, portanto, é necessário sensibilizar a União e o Estado no sentido de identificar as necessidades locais. O turismo e a posição estratégica da região em relação ao Mercosul também são pontos citados como relevantes nesse contexto.

Presidente da AMM e prefeito de Pirapó, Auri Kochhann (MDB) falou sobre o conjunto de projetos que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda para quem vive nas Missões. “Não é um documento decorativo para ser guardado e esquecido. Deve ser consultado e relembrado sempre. Esse caderno deve nortear os projetos da associação nos próximos anos. Sabemos onde estamos, para onde queremos ir e o que nos leva até lá”, afirmou. O gestor também ressaltou a importância do trabalho integrado para superar obstáculos e atingir os objetivos.

Recepção pelo vice-governador e apoio de parlamentares

O vice-governador do Estado parabenizou a Associação dos Municípios das Missões pela organização do Caderno de Demandas. Gabriel explicou os desafios que o estado está enfrentando do ponto de vista fiscal e as questões que podem inviabilizar investimentos que o governo quer fazer neste momento. “Bons projetos como os apresentados pela AMM são bem vindos, espero em breve ter soluções para poder contempla-los”, reforçou o gestor.

O deputado estadual, Eduardo Loureiro (PDT), destacou a importância do alinhamento estratégico para o desenvolvimento da região. Ele fez um relato a reunião com o governador Eduardo Leite (MDB), onde tratou sobre os projetos elencados como prioridades das Missões e sobre as várias agendas realizadas em Brasília na última semana, as quais trataram sobre projetos de várias áreas, que reforçam o progresso dos 27 municípios que compõe a região missioneira. Também presentes no encontro, o deputado Rafael Braga (MDB) e o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodrigues, afirmaram seu apoio aos projetos das Missões.

Fonte: Rádio São Luiz com informações de AMM