Coletivo Universo Feminino promove ações de conscientização no mês da mulher

Foto: Freepik

A professora Guiomar Terra, do Coletivo Universo Feminino, de São Luiz Gonzaga, participou do programa Expressão Livre desta segunda-feira, 11, para falar sobre as atividades do grupo neste mês voltado às mulheres. Ela citou que no dia 8 de março, foram fixados banners e faixas na Praça da Matriz, com mensagens que convidam o público à reflexão sobre a realidade atual das mulheres.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Guiomar explicou que os resultados das ações de conscientização ocorrem em longo prazo, embora tenha lamentado que a violência contra as mulheres, ao invés de diminuir, esteja aumentando. Ela citou alguns dados, em nível nacional, como o fato de que 18 milhões de mulheres sofreram violência doméstica no ano passado, mais de 11 milhões criam os filhos sozinhas, sendo que 63% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres, que muitas vezes vivem abaixo da linha da pobreza.

Ela destacou que as dificuldades se intensificam entre mulheres sem curso superior, negras e pobres. Por isso, reforçou a necessidade de que as mulheres busquem evoluir no nível de escolaridade “para não passar a vida toda dependendo do homem para manter a família”, reforçando a necessidade do protagonismo feminino.

Por fim, Guiomar citou que uma das “armas” do Coletivo é a palavra, para promover a sensibilização. Nesse sentido, no próximo dia 19, será realizado na Escola Osmar Poppe, às 10h, uma peça de teatro com a Turma do Dionísio, para a qual serão convidadas escolas e também a comunidade. Também será lançado em abril a “Mala Literária”, com publicações que tratam sobre a realidade das mulheres, que deverá ser itinerante e percorrer as escolas do município.

Fonte: Rádio São Luiz