Prazo para desincompatibilização eleitoral vai provocar mudanças em secretarias de São Luiz Gonzaga
O prazo para desincompatibilização eleitoral em 2024 encerra na sexta-feira, 5. Esta é a data limite para ocupantes de cargos no serviço público que desejam se candidatar a um cargo eletivo se afastarem da função.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A determinação, prevista na Constituição, visa evitar que futuros candidatos utilizem a estrutura pública e recursos para obter vantagens eleitorais. Desta forma, secretários municipais que desejam concorrer a uma vaga no Legislativo devem se afastar seis meses antes do pleito. No caso de servidores públicos, efetivos ou comissionados, o prazo é de três meses.
Em São Luiz Gonzaga, o prazo deve provocar mudanças na Secretaria de Obras e Viação, com a saída de Cleber Ivar, e na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com a saída de Atanásio Santiago, ambos pré-candidatos a vereador. O MDB de Cleber deve escolher o substituto na pasta em reunião nesta terça-feira, 2, enquanto o PDT de Atanásio deve definir o novo nome para a secretaria no sábado, 6. Ambos os partidos possuem mais de um nome para o cargo.
Fonte: Rádio São Luiz