Região das Missões se destaca como principal produtora de alfafa no estado

Engenheiro agrônomo João Schommer, em canteiro de alfafa na Expoagro Cotricampo 2024. Foto: Cleuza Brutti/Emater

O Rio Grande do Sul se destaca como o principal produtor de alfafa no Brasil, e as Missões, com destaque para o município de Dezesseis de Novembro, lideram entre as regiões produtoras. Devido ao seu alto rendimento, que pode atingir de oito a nove cortes anuais, a alfafa é chamada de “rainha forrageira” e é essencial para a agricultura familiar, tendo a Emater/RS-Ascar como uma parceira importante.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Marcelo Brandoli, engenheiro agrônomo e gerente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, destaca a participação ativa da instituição na Rede de Pesquisa, Inovação e Extensão em Alfafa, um grupo latino-americano que reúne diversas entidades e profissionais da área. A Emater é reconhecida como referência no assunto, proporcionando assistência técnica, realização de seminários e capacitações voltadas para os envolvidos na produção da alfafa.

Segundo Brandoli, o período ideal para o plantio da alfafa se aproxima, ocorrendo entre o final de abril e o início de maio, quando a planta consegue estabelecer um sistema radicular robusto, garantindo melhores rendimentos ao longo do ano.

A alfafa possui alto valor nutricional e é amplamente utilizada na alimentação animal, especialmente de vacas leiteiras. Além disso, seus brotos, ricos em proteínas e minerais, são empregados na alimentação humana, sendo base para suplementos alimentares.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Emater