Presidente do STR de São Luiz Gonzaga e Rolador manifesta preocupação com mudanças no Proagro

Foto: Emerson Scheis/Assessoria de Imprensa

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz, participou do programa Expressão Livre desta terça-feira, 30, para falar sobre as preocupações do setor diante das mudanças nos programas agrícolas, como o Proagro.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Rafael enfatizou a importância do programa, especialmente nos últimos dois anos, ressaltando sua relevância como política de proteção para os agricultores. Ele também comentou sua participação na sessão da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, onde falou com as lideranças políticas sobre a necessidade de apoio à agricultura, solicitando uma moção do legislativo são-luizense.

Uma das principais mudanças destacadas por Rafael é a vinculação pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) em vez do CPF, o que prejudica os pequenos produtores. Além disso, mencionou cortes e reduções nos valores de enquadramento e também ressaltou que, de acordo com o risco do período de plantio, o valor de indenização pode ser reduzido em até 50%.

Para ilustrar a importância do programa, Rafael citou que em 2023, São Luiz Gonzaga foi um dos 12 municípios mais indenizados pelo Proagro, com um total de mais de R$ 50 milhões em indenizações entre São Luiz e Rolador.

Essas questões e outras serão discutidas durante o Grito da Terra Brasil, que acontecerá em Brasília nos dias 21 e 22 de maio.

Fonte: Rádio São Luiz