Agricultores podem fazer análise de grãos gratuitamente pela Emater/RS Ascar

Análise identifica diferentes elementos e garante qualidade dos grãos – Divulgação/EmaterRS-Ascar

Os agricultores gaúchos possuem mais uma opção para análise física dos grãos. O serviço está sendo oferecido gratuitamente pela Emater/RS Ascar nas suas Unidades de Classificação e Certificação (UCCs) presentes em diferentes regiões do Estado. A medida faz parte dos esforços para auxiliar a população e os produtores diante das dificuldades geradas pelas chuvas e enchentes.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

De acordo com a Gerência de Classificação e de Certificação da Emater/RS-Ascar, os agricultores podem levar amostras de cerca de um quilo até o escritório da entidade em seu município, que encaminha o material à UCC mais próxima. A análise está disponível para grãos de milho, soja, arroz, feijão e trigo e serve para avaliar diferentes aspectos dos produtos.

Por meio dos processos de análise são identificados: teor de umidade; presença de matérias estranhas e impurezas; porcentagem de grãos avariados; renda; grãos inteiros; grãos quebrados; peso hectolitro; grãos amarelos; e grãos danificados pelo calor, mofados e ardidos. O serviço ajuda na qualificação dos produtos e facilita sua comercialização.

Em São Luiz Gonzaga, o escritório da Emater/RS-Ascar está localizado na rua João Goularte, 1388. O contato pode ser feito pelo telefone: (55) 99997-1320.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar