Arroz Solidário mobiliza união da comunidade no aniversário de São Luiz Gonzaga

Barracas foram organizadas por entidades apoiadoras – Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz

A solidariedade missioneira mobilizou a comunidade de São Luiz Gonzaga nesta segunda-feira, 3 de junho, data do aniversário do município. Em razão do desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul, os são-luizenses realizam uma demonstração de união, empatia e caridade durante o Arroz Solidário, evento que substituiu a tradicional Festa do Arroz Carreteiro neste ano.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ao longo desta manhã, diferentes entidades, empresas e pessoas marcaram presença na Complexo Esportivo Cícero Cavalheiro. Com a distribuição de água e erva mate, o evento foi pensado como uma arrecadar doações, principalmente arroz, para as famílias mais afetadas pelas enchentes no estado. Deste modo, no aniversário de São Luiz Gonzaga, o presente e o foco principal esteve voltado para as necessidades do povo gaúcho.

As atividades tiveram início com um Pedal Solidário organizado pelo grupo Pró-Giro. Na sequência, foi realizada a abertura oficial com a presença de autoridades locais e a realização de uma partida de futebol, um Grenal Solídário entre veteranos da Associação de Promoção do Desporto e Lazer (APDL). Para a parte da tarde está previsto um pedal solidário entre crianças, além de apresentações da Invernada Juvenil do CTG Galpão de Estância e da Banda Marcial da URI.

Autoridades locais comentam celebração do aniversário com caráter solidário

Prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani (PP) elogiou os gestores e os membros da comunidade que ajudaram a formar o município. “Como povo missioneiro, sempre solidário, fizemos esse ato um pouco diferente, demonstrando solidariedade e fazendo a coleta de donativos”, destacou o chefe do Executivo sobre o Arroz Solidário.

Brondani disse estar contente com o crescimento do município e orgulhoso pelos seus oito anos de mandato a frente da administração do município. “Sou grato a esse povo que me escolheu”, acrescentou o prefeito, que agradeceu também aos secretários e entidades locais.

Em sua manifestação sobre a celebração do aniversário e o evento realizado na Praça Cícero Cavalheiro, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, Francisco Lourenço (PDT) observou a importância da participação da sociedade civil para o município.

Sobre o espírito solidário, Francisco ressaltou a busca por dias melhores para toda a região e estado. O presidente do Legislativo também comentou sobre a sessão marcada para esta terça-feira, 4 de junho, e o esforço dos membros da casa para destinar recursos para obras na cidade.

De acordo com o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, José Antonio Flach (Piti) Werle (MDB), “São Luiz Gonzaga é um polo regional e isso que temos de comemorar”. O gestor convidou a comunidade para as atividades do aniversário de 144 anos de emancipação e 344 de fundação. Piti Werle também comentou sobre a responsabilidade e da busca por estimular a economia e o desenvolvimento local, principalmente após enfrentar dificuldades causadas pela pandemia, depois pela estiagem e agora pelas fortes chuvas.

Evento solidário estimulou doações para vítimas das enchentes no estado – Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz

Fonte: Rádio São Luiz