Festa do Padroeiro São Luiz Gonzaga será realizada em 16 de junho

Foto: Reprodução

A Festa do Padroeiro de São Luiz Gonzaga será realizada no domingo, 16 de junho, com duas caminhadas em procissão até a Igreja Matriz do município. A missa está marcada para iniciar às 9h30. Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, o padre Cenir Sturm comentou sobre os preparativos para a celebração e a importância da data para a comunidade local.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Cenir destacou a necessidade de relembrar a história missioneira que é característica do município de São Luiz Gonzaga. O tríduo da festa inicia na próxima quinta-feira, 13 de junho, e segue na sexta e sábado, a partir das 19h, com diferentes temas. “Na primeira noite vamos ter o tema: “Com São Luiz: educar para a fraternidade e valores humanos e cristãos. Na segunda: “Com São Luiz: Vivenciar diferentes jeitos de rezar” e, no sábado: “Com São Luiz: Somos chamados a construir uma sociedade justa e fraterna”, explicou o padre.

Na quinta e sexta, após o tríduo também haverá bingo com venda de alimentos. Para o domingo, dia da festa, estão sendo vendidos os cartões para almoço ou compra de espetos de churrasco. Os cartões podem ser adquiridos na secretaria da paróquia ou com os membros da diretoria.

“Invocando São Luiz Gonzaga sobre nossa cidade e interior, pedimos sempre a proteção constante para que cada um que aqui vive possa dizer que esta terra é boa de se viver”, ressaltou Cenir, que convidou a comunidade para participar da festa. O dia 21 de junho é considerado o dia de São Luiz Gonzaga.

História de São Luiz Gonzaga: padroeiro da Juventude

Nascido na Itália no século XVI, Luiz Gonzaga entrou jovem para a Companhia de Jesus, com o objetivo de servir a Deus e espalhar o amor e a fé. Mesmo sendo de origem nobre e de uma família com muitas posses, decidiu renunciar a tudo para fazer parte da ordem dos jesuítas.

São Luiz Gonzaga ficou reconhecido por sua atuação no auxílio de muitos doentes durante uma grande epidemia que afetou Roma. De acordo com os relatos, o jovem teria carregado nos ombros um homem moribundo até o hospital, o que o levou a pegar a doença que se alastrava pela cidade. Com isso, São Luiz Gonzaga faleceu com apenas 23 anos de idade. Em 1726, o papa Bento XIII canonizou Luiz Gonzaga atribuindo a ele o título de Padroeiro da Juventude.

Fonte: Rádio São Luiz