Pessoas que perderam veículos nas enchentes podem solicitar devolução de parte do IPVA
As pessoas que tiveram perda total de veículos durante as enchentes no Rio Grande do Sul terão direito a receber a devolução de parte do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. O recebimento já é previsto na legislação estadual e a restituição é feita de acordo com os meses do ano de 2024 em que os contribuintes deixaram de exercer a posse ou a propriedade sobre o veículo.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A solicitação pode ser feita também pelos proprietários que ainda não pagram IPVA 2024. Nesse caso, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), avaliará se haverá valor a ser restituído ou não. No caso de veículos segurados, a seguradora pode optar por não realizar a baixa definitiva, buscando a recuperação ou a transferência para terceiros. Nessa situação, não haverá restituição de IPVA.
Já os proprietários que não souberem o paradeiro dos veículos perdidos nas enchentes devem fazer o registro de ocorrência na Polícia Civil, que fornecerá orientações sobre como proceder. Para facilitar o encaminhamento de solicitações ligadas ao contexto de calamidade, a Receita Estadual criou um serviço específico para donos de veículos perdidos ou inutilizados durante o desastre no Rio Grande do Sul entre o final de abril e o mês de maio de 2024. As orientações de como realizar a baixa do veículo podem ser conferidas neste link.
Fonte: Rádio São Luiz com informações de Secom – Gov.RS