Jayme Caetano Braun é homenageado no 66º Rodeio de Poetas

Foto: Arte Divulgação

Nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2024, São Luiz Gonzaga/RS, será palco do 66º Rodeio de Poetas, evento tradicional promovido pela Estância da Poesia Crioula, que presta tributo à cultura gaúcha e à arte poética. A edição deste ano será dedicada ao poeta e pajador Jayme Caetano Braun, patrono espiritual do evento, que será homenageado com diversas atividades culturais.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A abertura do evento está marcada para o dia 11 de outubro, no CTG Galpão de Estância, com uma recepção de boas-vindas ao público, seguida por um jantar de confraternização e a exibição de um filme sobre a Estância da Poesia Crioula. A noite será encerrada com uma Tertúlia Missioneira, reunindo participantes em um momento de integração cultural.

No sábado, dia 12 de outubro, a programação inclui uma palestra sobre Jayme Caetano Braun, conduzida por Cândido Brasil, presidente da Estância da Poesia Crioula, no Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga. Durante a tarde, no CTG Galpão de Estância, haverá a abertura oficial do evento, com a apresentação da trajetória da Estância da Poesia Crioula e uma palestra do poeta Paulo de Freitas Mendonça sobre as origens da Payada.

Destaques do sábado também incluem homenagens a personalidades da cultura local, a premiação do Concurso Literário Jayme Caetano Braun e a exibição do filme “Bochincho”. O dia será encerrado com um espetáculo musical da Família Ortaça, seguido pelo lançamento da Antologia 2024 e mais uma confraternização com jantar.

No domingo, 13 de outubro, o evento culmina com a tradicional Romaria da Saudade, uma homenagem aos poetas falecidos, que será realizada no Complexo Cultural e Memorial Jayme Caetano Braun. O encerramento será marcado por um almoço de confraternização entre os participantes.

O 66º Rodeio de Poetas promete ser um encontro memorável de arte, cultura e tradição, celebrando a memória de Jayme Caetano Braun e reforçando o papel da poesia como elemento central da identidade gaúcha.

Fonte: Rádio São Luiz/Estância da Poesia Crioula