9° edição do Manancial Missioneiro da Canção acontece neste final de semana em Bossoroca

Foto: Canva/Ilustrativa

A 9° edição do Manancial Missioneiro da Canção, tradicional festival de música regional, acontece nesta sexta-feira (16/10) e no sábado (17/10), no CTG Sinuelo das Missões, em Bossoroca. Ao todo, serão quatro canções disputando a Fase local e doze músicas na Fase geral.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O evento é aberto ao público e sem cobrança de ingressos. Na primeira noite, sexta-feira, serão sete canções apresentadas, confira a lista abaixo:

  • “Tronqueiras” — Henrique Fernandes e Felipe Goulart, de Passo Fundo e Itaqui;
  • “Diz pra Mim, Vovô Ortaça” — Luiz Fernando Gastaldo e Ângelo Franco, de Cerro Largo;
  • “Reminiscência” — Dom Elder L. da Rosa e Maicon;
  • “Aos Olhos do Abandono” — Paulo Ricardo Costa e Tayne Schetter, de Santa Maria e Chapecó;
  • “A Alma de um Povo” — Vasco Rodrigues, Anderson Martins e Marcelinho Carvalho;
  • “Lamento Missioneiro” — Julio Cesar Martins e Eduardo Nascimento;
  • “Sonhos Perdidos” — Avelino Tadeu Rodrigues e Camila Matner de Lima;
  • “Pampa e Rebeldia” — Humberto Gaby Zanata e Evandro Zamberlan, de Santa Maria.

No sábado, outras oito canções selecionadas serão apresentadas, confira:

  • “Um Encontro com Sepé” — Olgi Zauza Krejci e Tuny Brum, de Florianópolis;
  • “Rancho sem Alma” — Luiz Fernando Baldes, de Uruguaiana;
  • “A Construção do Ranchinho” — Alex Brondani, Gabriel Ferreira e Xuxu Nunes;
  • “Nos Caminhos de Noel” — Jorge Enio P. Santos e Rubilar Ferreira, de São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo;
  • “Sete Povos, um Destino” — Marco Augusto R. Nardes, de Entre-Ijuís;
  • “Fases” — Silvio Aymone Genro e Renato Fagundes, de Uruguaiana;
  • “Que Nunca Falte a Esperança” — Mateus Brun Huppes e Fabricio Mattos, de Santa Maria;
  • “Pago, Querência e Vertente” — Afranio Marchi e Roger Medeiros Batista.

Secretária de Administração, Cultura e Turismo de Bossoroca, Patrícia Marques destaca que foram mais de 200 canções inscritas na edição deste ano do manancial. “A buena terra tem um histórico de grandes artistas e buscamos manter viva essa história, para continuarem despontando músicos e composições para todo o Estado”, acrescenta.

A expectativa é de um grande público nas duas noites de festival, inclusive, com visitantes de diferentes municípios e regiões do Rio Grande do Sul. Além das músicas concorrentes, o evento contará com apresentações artísticas e shows musicais.

Além da classificação em primeiro, segundo e terceiro lugares na Fase Geral, o regulamento prevê as modalidades Música Mais Popular, Instrumentista Destaque, Intérprete Destaque, Melhor Trabalho Poético, Melhor Tema Missioneiro e Melhor Trabalho de Pesquisa. A escolha da Música Mais Popular será feita pelo público por meio de cédulas ou QR Codes.

O evento é organizado pela Associação Cultural de Bossoroca, com apoio do legislativo e da prefeitura municipal. O evento terá transmissão ao vivo da Rádio São Luiz FM 100.9.

Matéria relacionada: Manancial Missioneiro da Canção anuncia músicas classificadas para a 9ª edição

Fonte: Rádio São Luiz