Reeleito, presidente do Sindicato dos Comerciários prevê 2019 como um ano de muitas dificuldades para a classe trabalhadora

Na última semana, foi realizada Assembleia no Sindicato dos Empregados do Comércio de São Luiz Gonzaga, ocasião em que a atual diretoria foi reeleita pelos associados. Reconduzido ao comando da entidade, o presidente Américo Fabrício Pereira destacou a continuidade dos trabalhos e das lutas pela classe comerciária.

Sobre a assembleia de eleição, Américo salientou que “fomos reconduzidos para um ano cheio de notícias para a classe trabalhadora, o qual já se inicia com possibilidade de mudanças nas leis dos comerciários. Já em novembro do ano passado, realizamos assembleia onde discutimos as pautas de 2019, e sabemos dos grandes desafios que teremos pela frente, como a perspectiva de entrar um novo Projeto de Lei para alterar o horário do comércio de São Luiz Gonzaga”, explicou.

PROJETO DE MUDANÇA DA LEI DO HORÁRIO DO COMÉRCIO – Sobre essa informação, Américo disse que “a população irá ficar sabendo no próximo dia 6. Já ouvimos de parte de um vereador de que tem de se defender a atualidade, a geração de emprego. Mas nós, como trabalhadores, entendemos isso como um retrocesso. Temos horário de verão, de inverno, de Natal, de final de ano, e isso atende às necessidades do comércio local. Agora, se entrar a nova lei, acaba com a possibilidade de se negociar. Como exemplo, no ano passado, negociamos com seis empresas sobre os termos da mesma convenção que o Sindilojas não quis assinar, aonde as empresas pagavam as horas-extras trabalhadas. Queremos trabalhar e queremos receber. E sabemos que não vão gerar empregos novos se essa lei chegar a passar. Se ela passar, os trabalhadores vão ficar somente com o piso salarial da categoria, sem receber nenhuma hora-extra, pois, com a Reforma Trabalhista, foi retirada a grande maioria dos direitos dos trabalhadores e ainda possibilita que eles trabalhem fora de hora sem receber”, lamentou o dirigente sindical.

Emerson Scheis/Rádio São Luiz