Vicente Diel fala sobre suspensão dos efeitos condenatórios do caso do transporte escolar: “Fomos sacrificados durante esses 14 anos até provarmos a nossa inocência”

Em entrevista ao programa Olho Vivo desta terça-feira, 9, o presidente do PSDB de São Luiz Gonzaga e ex-prefeito Vicente Diel falou sobre a decisão favorável por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, quanto ao processo em que responde sobre fraude em licitação no transporte escolar do município.

Segundo Vicente, à época vice-prefeito da cidade, “ocorreu aquele episódio em 2005 da denúncia do transporte escolar, mas as pessoas que fizeram essa denúncia não tinham competência para julgar o caso. Fomos sacrificados nesses 14 anos, onde me elegi prefeito e perdi meu mandato por esse processo indevido. Hoje foi anulada essa condenação porque o Ministro entendeu que o tribunal que me julgou não tinha competência para isso. Paguei um preço muito alto, mas sempre confiando na minha inocência. Assim, em 2014 entramos com um recurso onde conseguimos a liminar que foi confirmada agora, suspendendo toda a condenação desse processo”, explicou o ex-prefeito.

Conforme o ex-Chefe do Executivo, “muitas vezes era xingado por pessoas na ruas e nas redes sociais, perdendo muito com tudo isso, mas finalmente conseguimos provar a inocência. Eu fui afastado indevidamente do cargo de prefeito e vou entrar com pedido de ressarcimento de salários, uma vez que perdi 10 meses, além de danos morais, pois sofremos muito com tudo isso. Vamos estudar com nossos advogados sobre essa questão”, salientou.

CONTINUIDADE DO PSDB LOCAL – Quanto à hipótese de saída do partido de membros do PSDB, Vicente falou que “o descontentamento é de toda a região devido aos cargos do Governo do Estado, pois quando se ganha uma eleição, os cargos devem ser do partido. Porém, até hoje, continua o MDB nos cargos. Se fosse meu governo que tivesse perdido a eleição, pedia as contas e ia embora. Existe uma promessa que em maio sairão as novas nomeações e estamos na expectativa. Da mesma forma, continuamos no partido, embora a situação existente, uma vez que o PSDB e o PTB foram os únicos partidos que fizeram campanha para Eduardo Leite mas o MDB continua nos cargos. Isso é muito chato para o partido”.

ELEIÇÕES E COLIGAÇÕES – Sobre as eleições do ano que vem, Vicente destacou que existem tratativas do PSDB com o PDT e o PT, mas não necessariamente com o nome de Vicente Diel na cabeça de chapa: “Essas tratativas existem, temos apoio de outros partidos e precisamos melhorar a situação de nossa cidade. Na época em que fui prefeito, assumimos uma prefeitura sem máquinas funcionando e renovamos a frota de veículos, bem como pagamos R$ 20 milhões de precatórios que se fossem revertidos em investimentos a cidade estaria muito melhor. A política precisa mudar e não posso deixar de dizer: o que foi feito no meu governo não foi feito antes e nem depois, mas sofremos com isso, perdi meu mandato indevidamente e que hoje foi provado com a anulação de toda a condenação. Assim, estou de cabeça erguida para ajudar meu município a crescer novamente. Da mesma forma, gostaria que a imprensa nos ajudasse, pois ela muito me criticou na época, me taxando como bandido, mas hoje provamos a nossa inocência com a eliminação de toda a condenação”, finalizou o ex-prefeito.

Fonte: Emerson Scheis/Rádio São Luiz