Movimento busca reativar a Mostra da Arte Missioneira em São Luiz Gonzaga
Em entrevista ao programa Expressão Livre desta quinta-feira, a professora e ex-vereadora Eni Araújo Malgarim, uma das entusiastas da Mostra da Arte Missioneira, falou sobre o movimento realizado para reativar o evento por meio das entidades do município.
Segundo Eni, a última edição da Mostra ocorreu em San Ignacio Guazú, no ano de 2014. De lá para cá, uma comissão de lideranças e artistas buscaram viabilizar uma nova edição em São Luiz Gonzaga de forma a cumprir com um protocolo de intenções assinado pelas cidades de Posadas (Argentina), San Ignacio Guazú (Paraguai) e São Luiz Gonzaga. Esse protocolo determinava a realização periódica do evento de forma alternada em cada uma das cidades, mas que acabou não sendo cumprido em São Luiz, que teve sua última edição da Mostra no ano de 2011, no Centro Cícero Cavalheiro.
Conforme Eni, “fizemos tentativas, concebemos o projeto mas o prefeito na época não repassou o dinheiro da Câmara de Vereadores que estava destinado ao evento e o mesmo não pôde ser realizado”, explicou Eni, citando rubrica existente no orçamento anual do Legislativo Municipal destinada exclusivamente para a Mostra da Arte Missioneira. Para Eni, “faltou vontade política, e agora, estamos tentando novamente por meio do presidente da Câmara Piti Werle, e das entidades culturais do município para reiniciarmos esse projeto e concebermos novamente a Mostra em São Luiz Gonzaga”, destacou.
Na próxima terça-feira, na Sala Ana Petrona, uma reunião envolvendo o Executivo, Legislativo, Centro de Criatividade e Instituto Histórico e Geográfico tratará sobre a possibilidade de reativação do projeto Mostra da Arte Missioneira. Para Eni, “a criação de uma Secretaria Municipal de Cultura e Turismo poderá acrescentar significativamente nesse movimento de reativação do evento, em conjunto com as entidades culturais do município”, finalizou.
Fonte: Emerson Scheis/Rádio São Luiz
Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz