Na segunda-feira inicia campanha de vacinação contra o Sarampo

A população é convidada a comparecer aos postos para realizar a vacina devido à gravidade da doença

O Sarampo, doença infecciosa grave voltou a preocupar o país, em virtude do que será realizada uma campanha nacional de vacinação. Em São Luiz Gonzaga o roteiro de vacinação também vai ser realizada.

De acordo com Águeda Martins Balbe, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a primeira fase da campanha inicia nesta segunda-feira (07), e se estende até a sexta-feira (25), deste mês. Nesse período, a prioridade para crianças com menos de cinco anos.  O sábado (19), será realizado o Dia D, com intensificação das atividades.

Já a segunda fase da campanha ocorre em novembro, priorizará jovens e adultos entre 20 e 29 anos. As vacinas serão aplicadas de 18 a 31 de novembro, sendo o Dia D realizado no dia 30. Para realizar a vacina é necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde. Apesar de haver grupo prioritários, a orientação é para que toda comunidade busca os postos de vacinação, com a carteirinha constando os dados de vacinas já realizadas para constatar a necessidade de realização da mesma.

O objetivo é que até novembro a população esteja imunizada, uma vez que a única forma de evitar o contágio da doença é por meio da vacina. Aqueles que não possuem sua carteira de vacinação e tem dúvidas se já foi imunizado anteriormente, pode ainda assim comparecer aos postos que também receberão as doses.

As unidades de saúde realizam semanalmente um dia voltado a vacinação do sarampo:

Segunda-feira: ESF Presidente Vargas;
Terça-feira: ESF Agrícola;
Quarta-feira: ESF Dr. Chico, ESF Bairro Duque e ESF Bairro Trinta;
Quinta-feira: Centro de Saúde (ao lado da Arte Nossa) e ESF Bairro Mário;
Sexta-feira: ESF Bairro Paz e ESF Bairro Floresta.

Texto: Róbson Gomes
Foto: Centro de Saúde