Natal Luz das Missões: comissão busca apoio para embelezamento da Praça da Matriz de São Luiz Gonzaga

marcos da rosa e deise flores

(Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Anjos, iluminação, estrelas e decorações diversas devem embelezar a Praça da Matriz de São Luiz Gonzaga neste ano. Em dezembro, a praça reconhecida pela beleza de suas árvores centenárias, deve se converter em um ambiente que proporcione harmonia e encanto, que leve alegria e envolva a comunidade local e regional no espírito natalino.

Esse é o objetivo da comissão que realizará a ornamentação de um dos principais pontos turísticos do município. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Marcos da Rosa, para que o embelezamento da praça ocorra, uma comissão trabalha desde de o mês de março.

Para tornar o momento de singular, Marcos afirma que, entre as inúmeras reuniões realizadas, ficou definida a necessidade da participação imprescindível de empresas e dos mais diversos setores da comunidade local. Por este motivo, o grupo busca doação de materiais e recursos que viabilizarão a execução do projeto de embelezamento.

De acordo com a arquiteta Deise Flores, busca-se para o Natal Luz das Missões a instalação de arcos que levem ao centro da praça, criando um portal de anjos. No centro, devem haver oito “anjos” para recepcionar as pessoas. Além disso, ornamentação dos caminhos de entrada – que também levam ao meio da praça – em frente ao Clube Harmonia e Hotel Cometa. Assim, todos os caminhos devem estar iluminados. Um presépio também fará parte da estrutura. O mesmo será junto ao palco onde anualmente a chama crioula é mantida. No mesmo local deve estar instalado o dindinho. Como sinônimo de proteção e bênçãos, a cruz Missioneira também deve estar presente. Já as ruas que integram o trajeto do dindinho serão ornamentadas com bandeirolas vermelhas e verdes, juntamente com luminárias no formato de estrelas.

Para concretizar o projeto, orçado em R$ 20mil, a comissão busca ajuda junto à comunidade e setor comercial do município. Para isso, uma comissão percorre estabelecimentos, momento em que apresentam uma carta de apresentação e solicitação. É importante destacar que a doação é voluntária – e não pensada como recurso de marketing, onde a colaboração é convertida em propaganda dos doadores.

Marcos afirma que é importante a participação e colaboração da comunidade. Elenca que todas as doações serão auditadas. Para ele, com o crescimento da cidade é imprescindível o embelezamento local, de modo que São Luiz Gonzaga possa ser reconhecida como um polo regional de vendas. “É preciso nos conscientizarmos de que somos nós, a população que fazemos a cidade bonita. Por isso convidamos as pessoas para participar e colaborarem”, disse.

Quem tiver interesse em contribuir pode buscar a ACI, Sindilojas, ou a Toque Final. A campanha de arrecadação tem caráter de urgência, uma vez que no dia 1º de dezembro a praça já deve estar ornamenta. Interessados também podem entrar em contato pelo (55)3352-4500 ou (55) 3352-7091. Estão mobilizados a Associação Comercial e Industrial (ACI, Sindilojas, Associação Regional de Engenharia e Arquitetura, 4º Regimento de Cavalaria Blindada (4ºRCB) e Administração Municipal.

Por Róbson Gomes/Rádio São Luiz

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email