São Luiz Gonzaga pode ter representante na Seleção Brasileira paraolímpica de ciclismo.

57798912_2255369577910454_5821836454719913984_n

Lourenço – capacete número 209 – foi convidado para participar da etapa gaúcho do Campeonato Brasileiro. (Foto: Cátia Martins)

Paraciclismo é um esporte que deriva do ciclismo, destinado a pessoas com deficiência, e o ciclista são-luizense Lourenço dos Santos, que tem a mão direita amputada, pode integrar a Seleção Brasileira Paraolímpica de Ciclismo. O convite veio depois da participação em mais uma etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo, onde conquistou 4ºlugar, oportunidade em que estava presente o presidente da federação gaúcha, João Francisco Rauber.

O convite inicial que Lourenço recebeu é para participar da competição de paraciclismo em etapa gaúcha do Campeonato Brasileiro, da respectiva modalidade. Com isso, há a possibilidade de o ciclista ser incluído na Seleção Brasileira, podendo assim, participar de campeonatos mundiais. A corrida pela etapa gaúcha, será no domingo (10), em Capão da Canoa. “No momento nem acreditei, não levei a sério o convite. Mas depois a ficha caiu e vi a dimensão da oportunidade”, disse o atleta.

Lourenço explica que já participou de algumas corridas paraolímpicas, no entanto, obteve resultados muito superiores em relação aos demais participantes, motivo pelo qual optou por correr com ciclistas que não tivessem condições que os incluíssem na modalidade de paraciclistas. Para ele, é uma oportunidade única. “Nunca corri em nível de Brasil com atletas paraolímpicos. Há participantes com diversas deficiência, mas todos eles mostram que não tem limitações e que podem sempre superar os desafios”, afirmou.

Em virtude de ter tido a mão direita, amputada em decorrência de um acidente, o atleta usa uma bicicleta adaptada, que permite que o controle de freios e troca de marchas sejam feitas com a mão esquerda. Já para o braço direito, ele conta com um suporte acoplado ao guidão da bicicleta. Lourenço relatou realizar treinos diversos, tanto de preparação física, quanto psicológica. Por fim, agradece o apoio de Droga Sul, Boa Forma, Piti Werle, Fritz Bicicletas, Manipulab, Restaurante e Lancheira do Roque e Carmo Materiais Elétricos, seus patrocinadores.

Por Róbson Gomes/Rádio São Luiz

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email