Documento Orientador de Território foi aprovado no 2º Fórum Municipal de Educação

Autoridades presentes na abertura do 2º Fórum Municipal de Educação

Proposta busca unificar o currículo das escolas municipais, estaduais e particulares de São Luiz Gonzaga. (Fotos: divulgação)

 Por unanimidade, os participantes do 2º Fórum Municipal de Educação aprovaram o Documento Orientador de Território (DOT) de São Luiz Gonzaga. O evento ocorreu na terça-feira (5), no auditório da URI São Luiz Gonzaga e contou com a participação da comunidade, diretores, coordenadores e professores das três redes de ensino do município, além de alunos de magistério e representantes de cidades da região.

Audiência pública foi realizada no Salão de Atos da URI. (Foto: divulgação)

O ato de abertura do fórum contou com a participação do prefeito Sidney Brondani; do presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio Flach Werle; da secretária de Educação e Esporte (SEMEDE), Rosangela Vidoto; da representante da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maria Aparecida da Silva e da presidente do Conselho Municipal de Educação e representante da URI, Jerusa Dutra Schreiner.

Na ocasião, o chefe do Executivo parabenizou os envolvidos na estruturação do documento. “A educação é a base do nosso desenvolvimento, do nosso futuro como sociedade, sendo necessária uma atenção especial, não apenas na retórica, mas na prática. Este dia é muito importante para São Luiz Gonzaga, quando as redes municipal, estadual e particular de ensino estão unidas na busca pela unificação do currículo das escolas. Parabéns a todos os envolvidos no desenvolvimento do documento orientador e no 2º Fórum Municipal de Educação”, afirmou Brondani.

Após a abertura da audiência pública, o DOT foi lido na íntegra para os presentes, os quais aprovaram por unanimidade. Agora, o documento será organizado pela SEMEDE – que coordenou os trabalhos – e encaminhado para o Conselho Municipal de Educação – até o dia 30 de novembro – para aprovação.

DOT

O Documento Orientador de Território (DOT) foi desenvolvido em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Desde o início do ano, a SEMEDE, 32ª CRE e a Rede Particular de Ensino, com o apoio do Conselho Municipal de Educação, promoveram os diálogos para constituir as comissões de cada área do conhecimento e nível de ensino, para juntos estudarem e apresentarem as contribuições para o documento, o qual também deve atender particularidades do município. O documento busca viabilizar que todas as escolas das redes de ensino do município tenham o mesmo currículo a partir de 2020, prazo máximo para a implantação da BNCC.

A SEMEDE parabeniza a Comissão do Fórum e as formadoras locais pela organização e condução dos trabalhos. Agradecimentos a URI São Luiz Gonzaga (pela cedência do salão de atos), Lojas Benoit e Mercado Exattus (o qual patrocinou a erva-mate disponibilizada no evento).

Por Larissa Dorneles / Assessora de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE

 

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email