Com resgate da história, cultura e celebrações espirituais, chega ao fim a Trilha dos Mártires

Com resgate histórico, cultura e com celebrações espirituais, chegou ao fim mais uma edição da Trilha dos Santos Mártires das Missões. Foram setes dias de trilha realizados a pé e que percorreu os principais pontos do primeiro período da colonização nas Missões. A trilha teve início no dia 10, quando os caminhantes saíram de Passo do Padre, para, depois de percorrem dezenas de quilômetros, chegarem no domingo (17), ao Santuário do Caaró.

Entre os pontos visitados, incluem-se São Nicolau,  Pirapó, Santuário de Assunção do Ijuí, visita na Cruz do Martírio de São João de Castilho, Cerro Inhacurutum, Roque Gonzáles, Vila Boa Esperança, Butiazinha, São Pedro do Butiá, Passo Novo, Redução de Caaçapamini, Rolador, Vista Alegre e Caibate.

Leia mais:

Inicia neste domingo a 19ª Trilha dos Santos Mártires das Missões

Roque Gonzales recebe os peregrinos participantes da 19ª Trilha dos Santos Mártires

Rolador recebeu a Trilha dos Santos Mártires, que segue neste sábado para Caibaté

Entre os temas da trilha, houve explanações a respeito do significado da trilha, sobre espiritualidade, história e meio ambiente. Na oportunidade houve palestras com temática “A sustentabilidade dos povos Jesuíticos-Guarani”, e “Missões, ontem e hoje”. Outra palestra abordou  “A Utopia dos Jesuítas e a Terra sem males dos Guaranis”. Além destes, houve momentos de festividades culturais, com apresentações musicais.

A Rádio São Luiz acompanhou toda a trilha e realizou diversas entrevistas durante o evento. Os vídeos das transmissões ao vivo estão disponíveis no facebook da emissora, ou clicando aqui. A culminância da trilha ocorreu em Caaró, onde os participantes puderam integrar Romaria Diocesana ao Santuário do Caaró. Na oportunidade ouve almoço, confraternização e despedidas.

Por Róbson Gomes/Rádio São Luiz