“2019 foi um ano de debates importantes e de quebra de paradigmas no Legislativo”, destaca o presidente Piti Werle

O presidente da Câmara de Vereadores, Piti Werle (MDB), concedeu entrevista à Rádio São uiz nesta quinta-feira, 5, e comentou sobre os trabalhos no Legislativo e a composição da chapa à Mesa Diretora para o ano que vem.

MESA DIRETORA – Segundo Piti, após um período de tratativas para ajustar questões pontuais, foi definida a chapa e o grupo de vereadores que irão apoiar o pleito à Mesa Diretora de 2020, que terá como candidata à presidência a vereadora Ana Barros (PT). “Fizemos pequenos ajustes, e inclusive eu fiquei de fora da composição da Mesa para atender mudanças pontuais. Acho que será muito bom ter a Ana como Presidente e o Laureano Castilho (PSDB) como 1º Secretário, pois abre a possibilidade para eles, vereadores de primeiro mandato assim como eu, de ocupar um lugar de importância na Mesa”, explicou. A votação para a Mesa Diretora do Exercício de 2020 ocorrerá na Sessão Ordinária do dia 23 de dezembro.

TRABALHOS NO LEGISLATIVO – Sobre os trabalhos no Legislativo, Piti salientou a harmonia entre os pares na discussão de matérias e de assuntos de interesse do município: “A Câmara está funcionando de forma eficiente, com as Comissões trabalhando de forma harmônica para as matérias chegarem bem discutidas no plenário, independente de questão partidária. Claro que nós, como base do governo, temos de ter um postura de apoio, mas não apoio irrestrito, mas apoio consciente daquilo que é importante para o público. Assim, podemos dizer que finalizamos 2019 de forma harmônica, ao contrário do ano passado que teve problemas, e acho que isso é um crescimento da Câmara e é muito benéfico para a comunidade”, salientou.

HORÁRIO DO COMÉRCIO – Dentre as matérias discutidas, o presidente destacou: “Neste ano, o que foi mais debatido e que resultou em uma queda de paradigma foi a questão do horário do comércio, onde todos os lados tiveram vez e voz e os vereadores apresentaram seus votos de forma consciente no plenário. E hoje, após alguns meses, vimos que foi uma decisão acertada, pois o comércio está atuando, os trabalhadores estão em seus empregos e está havendo um crescimento na economia. E agora, com o acordo firmado para a abertura do comércio até às 22h, podemos dizer que é uma coisa que não vinha ocorrendo, e, por isso, acredito que esse debate foi muito construtivo”.

MDB E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS – Sobre o seu partido, o MDB, Piti destacou uma grande reunião ocorrida na última semana com inúmeras filiações: “Temos a grata satisfação de ver que o partido está bem estruturado e que está sendo composto por pessoas com trabalho reconhecido na sociedade, as quais irão contribuir muito no próximo pleito”. Acerca da coligação Progressistas/MDB e de suposições de que poderia não haver trocas nas posições dos partidos nos cargos de prefeito e vice, ao contrário de um acordo existente em que o MDB indicaria o candidato a prefeito para as eleições de 2020, Piti ressalta que “são questões que não se pode impedir as pessoas de comentar, pois é comum no mundo político. Porém, nós, do MDB, temos a certeza da manutenção desse acordo e vamos trabalhar para manter essa Administração que vem avançando muito em São Luiz. E quando a gente fala em Administração, a gente cita o prefeito Sidney Brondani e o vice-prefeito Mário Trindade. Sobre problemas da cidade, a gente sabe que sempre vão existir, mas o importante é que existe um rumo e São Luiz está se tornando uma cidade com melhor infraestrutura e mais oportunidades de emprego. Temos essa confiança e é essa confiança que vamos levar para o pleito no ano que vem”, finalizou.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz