SAMU completa nove anos de atendimentos em São Luiz Gonzaga

Equipe do SAMU que atua em São Luiz Gonzaga

Serviço conta com a atuação de uma enfermeira, seis técnicos de enfermagem e seis condutores socorristas. (Foto: divulgação)

Na sexta-feira (6), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nove anos de serviços prestados a comunidade são-luizense. O SAMU funciona 24 horas por dia e é acionado por meio de chamada gratuita pelo número 192. Sob a responsabilidade técnica da enfermeira Daiane Brigo, o serviço conta com uma unidade de suporte básico a vida, composto por uma enfermeira, seis técnicos de enfermagem e seis condutores socorristas.

Os profissionais são preparados para atender urgências e emergências clínicas, traumáticas, gineco-obstétricas, cirúrgicas e psiquiátricas. Os atendimentos são realizados nas residências, vias públicas e locais de trabalho. “Nossa equipe é formada por profissionais competentes, qualificados e dedicados que realizam os atendimentos com humanização e resolutividade”, ressaltou a enfermeira Daiane Brigo. O SAMU é mantido com recursos federais, estaduais e do município (o qual desempenha um papel importante para a manutenção do serviço).

Em 2019, mais de 400 atendimentos foram realizados pela equipe, uma média de 40 atendimentos mensais. Além dos atendimentos de urgência e emergência, o serviço também oferta a educação continuada para profissionais de saúde e estudantes, além de palestras para a comunidade.

CHAMAR 192

Desde novembro, está disponível para smartphones Android (por meio do Google Play), o aplicativo “Chamar 192 – SAMU”. Ao acionar o serviço por meio do aplicativo, o médico regulador que conversa com o solicitante terá acesso antecipado a informações básicas e a localização por GPS, agilizando o processo de regulação e a chegada da ambulância.

Fonte: SAMU São Luiz Gonzaga

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email