Comissão Especial sobre o Hospital São Luiz Gonzaga esteve reunida na Câmara

Nesta quinta-feira (27) ocorreu reunião da Comissão Especial criada na Câmara de Vereadores para acompanhar e articular ações em defesa do Hospital e da instalação da UTI em São Luiz Gonzaga. A reunião contou com a presença da presidente da Comissão, vereadora Ana Clara Brum de Barros, relator vereador Aldimar Pereira Machado, os membros vereadores Clóvis Henrich da Veiga, Francisco Rodrigues Lourenço, Paulo César Trindade Garcia, representado pela assessora parlamentar Edileuza Cervo.

Também, acompanharam o encontro o vereador José Antônio Flach Werle, o prefeito Sidney Luiz Brondani e a Secretária Municipal da Saúde, Clari Ramborger. O prefeito Sidney, na oportunidade também representou o Consórcio Intermunicipal de Saúde. Representando o Hospital, a interventora Iria Diedrich, o diretor de projetos, Tiago Dal Santo e o diretor clínico, médico Luiz Grings. Representando a Associação dos Municípios das Missões AMM, prefeito Puranci Barcelos. Os vereadores da região, Roni Bolter e José Cunha, assim como, o assessor da Câmara Federal, Emerson Marques de Matos.

Dentre a pauta, esteve o crescimento dos hospitais da região e do tempo que o nosso hospital ficou sem poder receber recursos federais, bem como, a necessidade de recursos para investimentos em estrutura e equipamentos o que mudará o cenário, com a vinda da UTI e logo após hemodiálise e outras especialidades.

O Prefeito Sidney em sua fala citou sobre as negativas do hospital que estão em dia, e a intervenção do município na requisição dos serviços e da personalidade jurídica do hospital, sobre as futuras reformas que serão realizadas, o aumento dos serviços que serão ofertados, e sobre os empenhos, prontos para licitação.

Iria Diedrich, destacou os investimentos que estão encaminhados no hospital através de emendas, como a reestruturação do setor de imagem e outros atendimentos do hospital, o que abrangerá outros setores, facilitando e aumentando o fluxo dos atendimentos. Ainda, informou sobre os contratos que estão sendo revisados e algumas alterações, para que a licitação ocorra o mais transparente e as prestações de contas sejam realizadas dentro do que é exigido.

O Presidente da AMM, prefeito Puranci Barcelos, destacou a importância de cada microrregião se dedicar e buscar apoio para a realização de melhorias e aumento dos serviços em saúde.

A presidenta da comissão, Ana Barros, realizou a coordenação dos encaminhamentos e debates do encontro, sendo solicitado a transmissão da situação real do hospital com a previsão de recursos necessários para a reestruturação do mesmo e após a instalação da UTI, para que haja transparência na busca dos recursos juntamente com as bancadas.

Após as manifestações foi deliberado que os dados serão levantados e após será apresentado para a comissão e a comunidade regional. Outro encaminhamento é o acompanhamento de novas fontes de investimentos por meio dos ministérios para o hospital.

Fonte: Câmara de Vereadores