Últimas horas para votar e ajudar escolher a “Anita” de São Luiz Gonzaga

(Divulgação)

Prazo final para votação encerra às 23h59min desta terça-feira, 24

Está na reta final a votação para escolher qual das quatro candidatas inscritas será a “Anita” são-luizense, em referência à heroína que é tema da Semana Farroupilha deste ano.

Laura Frota é a representante do Piquete Cultivando a Tradição, Caroline Tibola do CTG Galpão de Estância, Tassiany Sebastiani do DN Carlos Bastos do Prado e Silvana Penedo do Piquete Ponteiros do Rio Grande, ASSTBM e APARP.

A escolha ocorre por meio de votação virtual neste (link). A mais votada vai acender a Chama Crioula na Praça Jayme Caetano Braun e também será a homenageada em nível municipal. A divulgação do resultado deve ser feita quarta-feira, 25 de agosto.

Confira o currículo das candidatas:

CANDIDATA 01:
LAURA LIMA FROTA
(PIQUETE CULTIVANDO A TRADIÇÃO)
31 anos
– Iniciou no Tradicionalismo em 1998, participando das Invernadas de Dança do CTG Galpão de Estância. E desde então sempre manteve participação ativa nas atividades do CTG.
Foi Prenda do CTG Galpão de Estância em algumas oportunidades
– 1ª Juvenil 2005/2006
– 3ª Prenda 2014/2015
– 1ª Prenda 2015/2016 e 2016/2017, e em 2017 foi a 3ª Prenda da 3ª Região representando a Catedral Xucra do Pago.
Participou das Invernadas de danças por 10 anos, e nos últimos 5 anos, até o início da Pandemia, era instrutora das Invernadas Chupetinha e Dente-de-Leite do CTG. Sua trajetória no tradicionalismo se funde com a existência do Piquete Cultivando a Tradição, acompanhando seu pai na trajetória da entidade, trabalhando, participando e prestigiando os eventos da entidade desde a fundação.
CANDIDATA 02:
CAROLINE TIBOLA
(CTG GALPÃO DE ESTÂNCIA)
Idade: 24 anos
– Prenda Instituto Estadual Rui Barbosa – 2004;
– 1ª Prenda Dente-de-Leite DN Carlos Bastos do Prado – 2005/2006;
– 1ª Prenda Mirim CTG Galpão de Estância – 2007/2008;
– 2ª Prenda Mirim 3ª Região Tradicionalista – 2008/2009;
– 1ª Prenda Juvenil Juvenil CTG Galpão de Estância – 2010/2011 – 2011/2012 – 2012/2013;
– 1ª Prenda CTG Galpão de Estância – 2014/2015;
– 2ª Prenda 3ª Região Tradicionalista – 2015/2016;
– 1ª Prenda CTG Galpão de Estância – 2018/2019;
– 3ª Prenda 3ª Região Tradicionalista – 2019/2021;
– Integrante do Grupo de Danças “Os Charruas” Mirim do DN Carlos Bastos do Prado;
– Integrante da Invernada “Chama Crioula” Mirim, Juvenil e Adulta;
– Representante do CTG Galpão de Estância no ENART – etapa regional e interregional – na modalidade Dança de Salão;
– Instrutora voluntária de grupos de dança no Núcleo da Criança e do Adolescente e na EMEF Leovegildo Alves Paiva enquanto Prenda Juvenil e na ETE Cruzeiro do Sul enquanto Prenda (adulta);
– Promotora do 1º Encontro das Anitas Galponeiras (evento que reuniu mulheres que fizeram e fazem a história do tradicionalismo em SLG, foi um encontro de diversas gerações do CTG Galpão de Estância);
– Participante de projetos sociais envolvendo escolas municipais em diversos anos, de forma a propiciar a experiência tradicionalista a todos que não tinham amplo acesso;
– Autora do livro “Algumas Lembranças do CTG Galpão de Estância”, juntamente com Bibiana Melo Ramborger, Hêrica Stefanelo Keller e Maysa Rebelo Crestani;
– Integrante da Cavalgada de Geração e Distribuição da Chama Crioula, indo do município de Tenente Portela a São Luiz Gonzaga – 258 KM a cavalo;
– Integrante da 1ª Cavalgada da Mulher Missioneira, no município de SLG.
CANDIDATA 03:
TASSIANY SEBASTIANI
(DN CARLOS BASTOS DO PRADO)
Me chamo Tassiany Sebastiani de Oliveira, tenho dezenove anos de idade e atualmente curso a faculdade de Direito na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Represento o Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado, minha entidade mãe, que frequento desde os nove anos de idade.
Ingressei no tradicionalismo por influência de minhas colegas de escola que frequentavam e junto comigo levei minha família a esse meio. Participei das invernadas de danças de minha entidade nas categorias mirim, juvenil e atualmente adulta. Participei também da Ciranda de prendas da entidade, sendo que a primeira vez foi em 2016 quando fui consagrada 3ª Prenda Juvenil e a segunda vez que concorri foi em 2018, e fiquei 1ª Prenda Juvenil. Sempre estou ativa no meio tradicionalista, participando de vários eventos, concursos de dança, atividades de minha entidade e representando-a.
Da pessoa que sou hoje, devo muito ao tradicionalismo. O lugar em que aprendi muitas coisas e conheci pessoas que me proporcionaram muitos aprendizados, onde fiz inúmeras amizades e construí uma família, a qual me encontro até hoje. Agradeço a minha entidade por mais uma oportunidade de representá-la e neste momento em que se vive a pandemia da COVID-19, é que se percebe o quanto a convivência tradicionalista faz falta a todos os que gostam e participam. Tenho certeza que estão esperando ansiosamente o seu retorno.
Por fim, ressalto que estou representando a “Anita” do Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado, tema dos Festejos Farroupilhas de 2021. Bem como tenho muito orgulho de representar minha entidade e principalmente uma das mulheres mais importantes na história do Rio Grande do Sul, que demonstra a fibra e a garra da mulher gaúcha.
CANDIDATA 04:
SILVANA PENEDO
(PIQUETE PONTEIROS DO RIO GRANDE, ASSTBM E APARP)
Nome: Silvana Ribeiro Penedo
Filiação: Angelito Medeiros Penedo e Maria José Ribeiro Penedo
Data de Nascimento: 11/11/1972
Naturalidade: São Luiz Gonzaga/RS
Nacionalidade: Brasileira
Estado civil: Solteira.
Escolaridade/Formação: Pós graduada em Direito Previdenciário.
Em 07 de novembro de 1987 participou do Baile da Prenda Jovem no CTG Galpão de Estancia. (Baile das Debutantes);
Em 21 de novembro de 1987 participou do VII Fandango da Prenda Jovem do CTG Porteira das Missões de Santo Antônio das Missões/RS. (Baile das Debutantes);
Em 1988 foi eleita 1ª Prenda Adulta do CTG Galpão de Estancia.
Como Primeira Prenda além das atribuições inerente ao cargo foi jurada no Carnaval Integrado em São Luiz Gonzaga e fez parte da júri que escolheu as prendas mirim, juvenil e adulta no CTG Sinuelo das Missões da cidade de Bossoroca/RS.
Em 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 participou da Guarda da Chama Crioula na Praça da Matriz.
Participou ativamente da IV, V e VI Festa do Arroz de Carreteiro.
Representa o Piquete Ponteiros do Rio Grande da Associação dos Sargentos Sub tenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) e a Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini (APARP) ambas de São Luiz Gonzaga/RS.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da 32ª CRE