Ofensivas da Polícia Civil contra o abigeato na região de São Nicolau e Pirapó fazem índices de furto de gado reduzirem 90%

(Divulgação/PC)

São Nicolau; Pirapó – A Polícia Civil, por intermédio da 27ª Delegacia de Polícia Regional e Delegacias de Polícia de Pirapó e São Nicolau, apresenta indicativos significativos de queda de registros de furto abigeato na região, após ofensiva deflagrada pelas Delegacias de Polícia que compõe a 27ª Delegacia de Polícia Regional.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

A última ação, conduzida pela Delegacia de Polícia de Pirapó, cuja coordenação dos trabalhos é do Delegado Anderson Pettenon, identificou uma associação criminosa armada que efetuava o abate dos animais na região das missões e transportava a carne para venda na região da serra gaúcha.

A investigação apontou, ainda, que alguns integrantes do grupo atuavam como olheiros com a finalidade de escolher propriedades rurais mais vulneráveis à ação. Todos foram identificados.

Após o mapeamento, identificação e realização de buscas em residências dos suspeitos, os índices de registro do furto abigeato caíram mais de 90% naquela região, aponta o Delegado Regional de Polícia Afonso Stangherlin.

Segundo ele, ‘ações de inteligência, com identificação dos autores é o nosso objetivo. Para isso, a Polícia Civil reforça a importância de que as vítimas procurem as Delegacias e nos informem os fatos, o que vem ocorrendo. Graças a isso, os índices vêm caindo de maneira satisfatória’.

Após trabalho de inteligência, alguns grupos que atuam na compra de carne furtada também foram identificados. ‘Sabemos que se não existe comprador, o furto abigeato tende a diminuir’, aponta o Delegado Anderson Pettenon, responsável pela última ação na região, denominada ‘operação abate’.

Stanguerlin aponta, ainda, o trabalho em conjunto de todas as Delegacias que compõe a 27ª Delegacia Regional de Polícia com objetivo de garantir segurança ao homem do campo. ‘Estamos todos enjangados, com investigação qualificada e em conjunto com a Brigada Militar na busca de melhorar, ainda mais, os índices apresentados’.

A legislação prevê pena, para o crime de furto abigeato, de 02 a 05 anos de prisão. Já em relação ao delito de associação criminosa, que ocorre quando três ou mais pessoas se associam para a prática do crime, a pena varia de 01 a 03 anos de prisão. Já aquele que adquire carne proveniente do abigeato está sujeito a uma pena de 02 a 05 anos de reclusão, além de estar sujeito a uma pena de multa.

Fonte: Rádio São Luiz