Vereadora Rose Grings quer criar o “Parque Farroupilha Missioneiro” em São Luiz Gonzaga
Ideia é que o Parque Centenário seja revitalizado e utilizado para execução do projeto
São Luiz Gonzaga – A vereadora Rose Grings, do Progressistas, apresentou uma proposição para revitalizar o Parque Centenário e tornar o local uma referência para a realização de atividades voltadas à cultura gaúcha, um “Parque Farroupilha Missioneiro”. O objetivo é que as entidades possam se instalar no local, inclusive com construção de “cabanas”, podendo desfrutar do espaço para atividades culturais ao longo de todo o ano e não só na Semana Farroupilha.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
Com isso, os interessados ajudariam a preservar o local que hoje enfrenta problemas de preservação e segurança. Rose ressalta que outras atividades que já ocorrem no espaço, como o arrancadão, não seriam prejudicadas.
Segundo ela, “emendas parlamentares para investir no local já estão sendo buscadas”. “É um sonho desde 2019. Foi uma sugestão da Maria de Lourdes, da Habitar, que agora estamos conseguindo colocar em prática”, disse Rose, que destacou ainda o apoio dos colegas vereadores, dos conselhos de turismo e cultura e da Secretaria de Turismo e Cultura. “Vamos trazer toda a Região Missioneira para os nossos Festejos Farroupilhas”, projetou a vereadora.
Histórico de insegurança
O Parque Centenário, que leva este nome por ter sido criado no ano em que São Luiz Gonzaga completou 100 anos, tem um histórico de vandalismo. A Expo São Luiz, conforme o ex-presidente da feira, Luiz Oneide Nonemacher, teria sua primeira edição realizada no local.
Na época, quando os diretores fizeram um reconhecimento da área, foram alertados pelos próprios zeladores que o local era muito inseguro. “A prefeitura coloca uma lâmpada de manhã e à noite alguém tira”, teria sido uma das frases desencorajadoras na época.
Hoje o local é pouco usado e seguidamente é palco de registros de ocorrências policiais.
Fonte: Rádio São Luiz