Associação Preserva Inhacapetum será instalada nesta sexta-feira
Grupo já conta com 34 sócios-fundadores; objetivo é preservar o rio
São Miguel das Missões – Nesta sexta-feira, às 14h, na Câmara de Vereadores de São Miguel das Missões, será realizada reunião de instalação da Associação Preserva Inhacapetum (API). O grupo, que conta com 34 sócios-fundadores, visa preservar este afluente do Rio Piratini, que nasce em Tupanciretã e, ao longo de quase 120 quilômetros, passa por Capão do Cipó, Bossoroca e São Miguel das Missões.
Receba as nossa notícias no WhatsApp
O jornalista João Luis Furtado, que deverá ser formalizado como primeiro presidente, explica que o rio, cujo nome, em tradução livre, é “cabeça negra”, é bem preservado. São encontradas várias espécies de peixe, que comprovam que o curso d’água ainda não foi agredido por poluentes fortes. O objetivo do grupo, portanto, é justamente manter este ambiente saudável.
Com um grupo plural, a associação vai reunir ribeirinhos, índios guaranis, assentados, empresários, produtores rurais e lideranças políticas. A ideia é promover ações de conscientização, repovoamento de peixes, replantio de mudas nativas, preservação da mata ciliar, controle de poluentes, limpeza das margens, entre outras. “A ideia é nos unirmos e todos são convidados a aderirem à nossa causa”, destacou Joao Luis.
Interessados em se associar devem contribuir com uma anuidade de R$ 100,00, que será revertida para o desenvolvimento dos projetos. Para saber mais sobre o grupo acesse as redes sociais, lá você vai encontrar um vídeo institucional explicando o nascimento da ideia (acesse aqui).
Fonte: Rádio São Luiz