Atendimentos do Programa de Saúde da Mulher serão ampliados em São Luiz Gonzaga 

Autoridades presentes na reunião em Giruá. (Foto: Divulgação)

Serviços irão atender pacientes do município e da região   

São Luiz Gonzaga – Na quarta-feira, 27, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e a secretária municipal de Saúde, Clari Ramborger, participaram de uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e equipe para tratar sobre o Programa de Saúde da Mulher. A reunião ocorreu na sede do Hospital São José, em Giruá. Entre os presentes, o prefeito de Giruá, Ruben Weimer; o coordenador da 12ª CRS, Iury Sommer Zabolotsky; o diretor administrativo do Hospital São José, Isnar Passos; e a responsável pelo Setor de Compras da SEMSA, Sonia Lopes.   

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Na ocasião, as autoridades discutiram a ampliação do Programa de Saúde da Mulher, o qual atende 14 municípios da região. Com essa ampliação, o polo do Hospital São José em São Luiz Gonzaga irá proporcionar as pacientes um atendimento mais completo de mamografia e ginecologia, com a realização de exames, diagnósticos e encaminhamentos (nos casos necessários). A ampliação proporcionará mais agilidade aos atendimentos e evitará viagens para diagnósticos de doenças.  

Atualmente realizados junto ao Centro de Saúde, os atendimentos ocorrerão em novo local. “Vamos transferir o atendimento para o Materno Infantil, ocupando as instalações do ESF Agrícola, o qual passará para um novo imóvel construído especialmente para a unidade. Aguardamos a visita de técnico da 12ª CRS, para as orientações das adequações que teremos de fazer para receber os serviços do Programa de Saúde da Mulher”, informou a secretária Clari Ramborger.   

O prefeito Sidney Brondani destacou a importância de manter os atendimentos do Hospital São José em São Luiz Gonzaga. “O Hospital São José é referência para o Programa de Saúde da Mulher e possui uma antiga parceria com o município, facilitando o atendimento das mulheres que precisassem realizar a mamografia, sem precisar ir até Giruá. Mesmo com alguns problemas referentes a custeio, para os quais recebemos apoio a fim de que fossem solucionados – como do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que por um período disponibilizou um aporte de recurso – estamos muito satisfeitos em proporcionar a comunidade essa ampliação dos serviços em São Luiz Gonzaga, zelando assim pela saúde não só das são-luizenses, mas de mulheres de toda a região”, afirmou.  

Na próxima semana, ocorrerá uma reunião em São Luiz Gonzaga, com a participação de representantes do Hospital São José e 12ª CRS, para definir detalhes da ampliação do atendimento e do novo local.  

Por Larissa Dorneles – Assessora de Comunicação da Prefeitura de São Luiz Gonzaga