Levantamento preliminar indica que após São Luiz Gonzaga ter atingido 70% da população vacinada com duas doses, mortalidade pela Covid-19 reduziu em 83%

(Divulgação)

Dados reforçam a importância de se vacinar contra a Covid-19

São Luiz Gonzaga – O biomédico da Secretaria Municipal de Saúde, Günther Sott, realizou um levantamento para identificar a taxa de mortalidade antes e após a população são-luizense ter alcançado 70% de vacinados com duas doses contra a Covid-19. O levantamento, segundo ele, é “simples” e não observa dados como idade e comorbidades, mas ajuda a avaliar o impacto dos imunizantes.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Antes de a comunidade ter alcançado 70% das pessoas vacinadas com duas doses, o município registrou 4.064 infectados e 98 mortes (2,4%). Após a população ter alcançado 70% das pessoas vacinadas com duas doses, o município registrou 482 infectados e duas mortes (0,4%). Os dados mostram uma diminuição de 83% na mortalidade.

Para exemplificar a importância da imunização completa, Günther pontuou que se fosse mantida a taxa de mortalidade de 2,4% nos 482 casos, poderia ter ocorrido outras 12 ou 13 mortes.

A recomendação para que as pessoas procurem as unidades de saúde para completar o esquema vacinal também foi reforçada pelo médico José Renato. O diretor técnico do Hospital São Luiz Gonzaga disse que só com os imunizantes, aliado às medidas preventivas, será possível evitar o desenvolvimento de novos casos graves. O médico alertou para que as pessoas evitem frequentar evento festivos por conta da dificuldade de manter distanciamento e usar máscara nestes locais.

Na mesma linha, o coordenador regional de saúde, Iury Sommer Zabolostsky, pediu para que as pessoas tenham cuidado e evitem visitar parentes durante o feriado. A coordenadoria observou que as curvas ascendentes ocorreram justamente após os últimos feriados.

Fonte: Rádio São Luiz