Vinícius Ribeiro divulga detalhes da ideia de um monumento a Reduzino Malaquias em São Nicolau

Maquete é o primeiro “ritual” antes de dar andamento ao projeto, é ela que define a posição do homenageado e afasta a possibilidade de erros de proporção. (Imagem/Divulgação)

São Nicolau – A Primeira Querência do Rio Grande vai erguer um monumento de seis metros em homenagem ao músico Reduzino Malaquias. Batizado de “Reduzino Malaquias – A Raiz da Querência”, a obra tomará forma pelas mãos do renomado escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, o qual, inclusive, foi quem sugeriu a construção da homenagem.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Em entrevista para a Rádio São Luiz, Vinícius, que já esculpiu monumentos e estátuas de outros artistas da arte como Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Cenair Maicá e Mano Lima, disse que a ideia surgiu em uma conversa com Gelson Robalo, que representa a família neste projeto, no ano de 2009.

A comissão tomou forma no ano passado e, após realizarem várias etapas, na última segunda-feira, 22, dia do músico e aniversário de morte de Reduzino, falecido em 22 de novembro de 1996, visitou o prefeito Ricardo Klein para apresentar a ideia. Os anfitriões Ricardo Klein, Rafael Godois (vice-prefeito), Lori Schiavo (secretário de administração) e Aline Dias (arquiteta) recepcionaram os membro da comissão Gelson Robalo, Nilton Cunha, Ana Paula Alvarenga, Junior Maciel (Gaudério), Marcos Oliveira e Vinícius Ribeiro. A ideia foi prontamente acolhida e o local para posicionamento da homenagem definido. Será no Parque de Eventos, onde também ocorre o Café de Cambona.

Vinícius defende que a região precisa, além de erguer monumentos para referenciar estes personagens históricos, contar a história dessas pessoas. Sobre Reduzino, ele informou que a biografia está sendo escrita. Inclusive deve virar livro. “Precisamos da luz acesa (monumento), mas também preservar a fonte para não ser esquecida”, afirmou.

Os próximos passos agora envolvem a captação de recurso, algo que deve mobilizar a comunidade, assim como foi na construção do monumento a Jayme Caetano Braun, em São Luiz Gonzaga.

Por Kelvin Morais 

Fonte: Rádio São Luiz