CERMISSÕES trabalha para evitar oscilações de energia aos associados de Porto Xavier, Roque Gonzales, Pirapó e Dezesseis de Novembro

As equipes técnicas da Cermissões estão trabalhando incansavelmente nos últimos dias, visando solucionar os problemas que estão ocasionando oscilações no fornecimento de energia principalmente aos associados dos municípios de Porto Xavier, Roque Gonzales, Pirapó e Dezesseis de Novembro.
 
A Cemissões produziu em suas usinas no ano de 2021, cerca de 11,12% da energia consumia por seus associados e clientes, o restante da energia distribuída é comprada da RGE, da CEEE e da ELETROSUL.
 
Nos últimos dias, em função do calor excessivo, houve uma sobrecarga no sistema. Segundo informações nos repassadas pela RGE, de quem é comprada a energia que abastece aquela região, foi detectado um problema nos reguladores de tensão, e a baixa no nível de tensão desarma o sistema, e ocasiona as quedas de energia. Estão ocorrendo alguns danos em equipamentos e eletrodomésticos, devido à sobre tensão no sistema no retorno da energia.
 
Para melhor exemplificar aos associados, à meia noite de domingo 16/01, a Tensão na rede que abastece Porto Xavier, Roque Gonzales e Pirapó, chegou à 9.432 Volts, quando o ideal é que estivesse com 13.300 volts. Refletindo isso para as tomadas de sua residência, o ideal é que tensão esteja em 220V e a tensão entregue pela RGE estaria em 165V.
 
Situações semelhantes já haviam sido registradas no início deste ano, quando a Cermissões foi informada pela RGE que algumas oscilações eram decorrentes de manobras de carga devido a situações de urgência, e que após o retorno da carga a sua configuração original, a tensão se normalizou.
 
Conforme relatos de moradores de Porto Xavier, os problemas de oscilação/queda da energia estão ocorrendo em todo município, e não exclusivamente nas localidades atendidas pela Cermissões.
Os associados dos municípios de Roque Gonzales, Pirapó e Dezesseis de Novembro, recebem a energia através da rede que sai de Porto Xavier, e também acabam sofrendo as consequências destas oscilações.
 
Durante toda segunda-feira (17), o engenheiro da Cermissões Eluir Hoffmann esteve vistoriando as redes e equipamentos da Cermissõe em Porto Xavier, e não constatou nenhum problema nos equipamentos da Cermissões. As equipes do Call Center realizaram o monitoramento do sistema de fornecimento ininterruptamente nas últimas horas, acompanhando as oscilações na tentativa de encontrar a causa do problema.
 
Nesta terça-feira a equipe de plantão da Cermissões que atende Porto Xavier, está acompanhando e se colocou à disposição das RGE para auxiliar na manutenção de um sistema de aterramento que foi danificado, e que possivelmente seja o causador das oscilações na rede que vem de Santo Cristo e alimenta Porto Lucena e Porto Xavier.
 
A direção da Cermissões está trabalhando para viabilizar a interligação da rede, desde São Paulo das Missões até Porto Xavier, e desta forma quando houver a necessidade, realizar a transferência de carga, evitando assim esse tipo de problema aos nossos associados, inclusive o Presidente Diamantino Marques dos Santos determinou que a equipe de locação, acompanhada pelo Engenheiro Nerisom Rohleder, realize já nesta quarta-feira (19), o inicio do levantamento a campo para construção desta rede, que deve chegar a 30 KM.
 
Outra medida que está sendo tomada, é a construção de uma subestação na região de Cerro Largo, o que irá resolver os problemas hoje enfrentados naquela região, bem como atender novos pedidos de carga.
 
Veja no gráfico, o nível de oscilação, quando o ideal é que a tensão se mantivesse entre a faixa de 12.696V à 14.490V: