Rede estadual de ensino vai retomar as aulas com a implementação do Novo Ensino Médio

Professora Elenita Miranda e Coordenadora Mônica Pagliusi Lopes Justo (32ªCRE) falaram sobre o novo modelo durante coletiva de imprensa

São Luiz Gonzaga e região – As aulas na rede estadual de ensino retornam, de forma presencial, no dia 21 de fevereiro. As matrículas ocorreram de forma on-line até o dia 14 de janeiro, mas se algum estudante ainda não a fez pode se dirigir às escolas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Não será exigido o comprovante vacinal contra a Covid-19. Os protocolos serão os mesmos seguidos no ano passado. Ao todo, a 32ª Coordenadoria Regional de Educação, que abrange 11 municípios e 50 escolas, estima que 6 mil alunos retornem às salas.

A principal mudança neste ano é o início do Novo Ensino Médio. O programa, que começou ser construído em 2017, vem ao encontro do perfil do novo jovem, fazendo com que ele também seja o protagonista do seu processo de aprendizagem. A ideia também é contribuir para redução da evasão escolar, pois nesta fase muitos estudantes se desmotivam e abandonam a escola para trabalhar.

O piloto deste programa vem desde 2019. Na área da 32ª CRE, 10 escolas haviam adotado o novo modelo. Em São Luiz Gonzaga foram o Rui Barbosa, Polivalente e São Luiz.

A implementação começará pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nesta fase serão três novas disciplinas: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Culturas Digitais. Serão 30 horas semanais, com 25 horas no período das demais disciplinas e cinco no turno inverso. Cabe ressaltar que essa mudança não atingirá as Escolas Técnicas, pois estas ainda estão construindo sua nova matriz.

O Novo Ensino Médio “está totalmente voltado para o desenvolvimento do protagonismo, autonomia e responsabilidade do estudante. O jovem é estimulado a colocar em prática o seu projeto de vida, fazendo escolhas conscientes e focadas no seu futuro. Ele pode escolher, entre os itinerários oferecidos pela sua escola, aqueles cuja formação seja mais adequada às suas aspirações e aptidões, de acordo com seu projeto de vida”.

“A previsão é de que os estudantes do Ensino Médio da rede estadual possam escolher entre 10 itinerários – Cidadania e Gênero, Educação Financeira, Empreendedorismo, Expressão Corporal, Expressão Cultural, Profissões, Relações Interpessoais, Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia. Os itinerários formativos são a parte mais flexível do currículo, na qual o aluno pode optar por áreas que mais lhe interessam. A orientação é de que as escolas ofereçam ao menos dois itinerários formativos”.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Seduc