Para duplicação da BR 285 sair do papel municípios da região poderão se unir e doar projeto executivo ao DNIT

(Foto: Ilustrativa/Divulgação)

O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa (PDT), disse que para que a duplicação da BR 285 saia do papel é preciso avançar, primeiro, na elaboração do projeto para saber quanto a obra vai custar. Ele afirmou que “a pauta é muito falada, mas está pouco ativa”.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Há pedidos para que Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realize o estudo de viabilidade técnica, licenciamento ambiental e o projeto executivo, mas no entendimento de Jacques, as ações podem ser aceleradas se os municípios fizerem a doação deste projeto.

Para isso ocorrer, Jacques pretende reunir apoio dos 40 municípios diretamente alcançados. A duplicação iniciaria em Panambi e se estenderia até São Luiz Gonzaga.

Conforme o presidente da AMM, “já há deputados interessados em ajudar com emendas para a elaboração do projeto”. O documento seria preparado sob a supervisão do DNIT e depois doado para a autarquia.

Com o valor da obra estabelecido, aí iniciaria a nova etapa que é o trabalho junto à bancada gaúcha e ministérios em busca dos recursos para execução da obra. Jacques concluiu informando que durante o seu mandato pretende trabalhar em função de um banco de projetos como o do aeroporto e dos acessos asfálticos aos municípios missioneiros que ainda não possuem. “Este é o primeiro passo para que as obras saiam do papel”, defendeu.

Fonte: Rádio São Luiz