Legislativo de São Luiz Gonzaga apresentou demandas da comunidade junto à RGE

(Foto: Assessoria de Imprensa)

Na última semana, o presidente da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, vereador João Iuri, juntamente com o 1º secretário da Casa, vereador Paulo Fraga, estiveram em reunião junto à gerência de assuntos comerciais da RGE em Santo Ângelo, oportunidade em que conversaram com o consultor de negócios da concessionária, Jonathan Eduardo Koenemann, e com Emerson Ludwig, coordenador de operação de campo da RGE.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A reunião abordou demandas da comunidade são-luizense no que se refere ao atendimento à população pelos serviços prestados pela RGE. Segundo João Iuri, a motivação do encontro teve o intuito de esclarecer o Legislativo sobre as notificações feitas a moradores que estão com as estruturas dos postes de energia em frente a suas casas em estado deteriorado. Conforme o presidente da Câmara, muitas reclamações foram encaminhadas ao Legislativo por moradores, que recebem uma notificação com prazo para a substituição dos postes.

De acordo com Emerson, a notificação informa sobre a necessidade de substituição de poste como necessária para evitar riscos e manter a segurança dos clientes e da instalação; no entanto, a mesma não significa a interrupção do fornecimento de energia elétrica para a residência, mas, sim, pela necessidade de troca da estrutura pelo morador. Havendo cortes por situação de risco, a ligação ocorre após a padronização.

Um dos pontos elencados na reunião foi a possibilidade da RGE em fornecer postes de medição interna para famílias em vulnerabilidade social do município em áreas ocupadas e não regularizadas, demanda que foi a pauta principal do encontro. Segundo o gerente da RGE informou, a concessionária possui recursos para revitalização das redes dos municípios da região, necessitando, no entanto, de uma formalização feita pelo poder público. Dessa forma, João Iuri destacou que “será feito o ofício pela Câmara de São Luiz Gonzaga, e estaremos reunindo informações para repassar exatamente a quantitativo de postes a serem solicitados”, informou.

O vereador Fraga, por sua vez, comunicou sobre reclamações da comunidade quanto ao serviço prestado por empresa terceirizada da RGE no trabalho de substituição de postes de energia. Conforme o edil, há muitos casos de demora entre a retirada e a recolocação de um poste novo, o que acaba por ser deixado o buraco aberto e a terra removida por vários dias, trazendo transtornos para os moradores. Da mesma forma, vem ocorrendo a retirada da iluminação dos postes deteriorados, sendo que muitas vezes a mesma não estaria sendo recolocada nos novos postes pela empresa terceirizada.

Os vereadores também elogiaram a apresentação dos relatórios feitos pela RGE quanto ao serviço de substituição de postes no passeio público de São Luiz Gonzaga e dos municípios da região.

As demandas serão encaminhadas para o setor competente da RGE e, assim que o Legislativo oficializar o pedido de postes de medição para moradores em vulnerabilidade social, o tema será tratado em reunião na concessionária para sua viabilidade.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga