Secretária de Ação Social alerta sobre marcações nos túmulos do cemitério municipal

Foto: Divulgação

Com a aproximação do Dia de Finados, a Secretaria de Ação Social e Comunitária de São Luiz Gonzaga reforça o aviso sobre as marcações realizadas em túmulos que estão há muito tempo sem receber manutenção.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O processo é realizado desde 2011 e busca alertar as famílias que aquele sepulcro precisa de cuidados.

Existe uma lei municipal vigente que determina que toda e qualquer obra no cemitério precisa de autorização da Secretaria de Ação Social, por isso a orientação é que as pessoas procurem a pasta antes de realizar qualquer intervenção no local. A lei foi uma forma encontrada para melhor administrar, evitando invasões e depredações.

Conforme a Secretária Nélvia Tavares, primeiro é feito a marcação. Após passar o Dia de Finados, data em que tradicionalmente as famílias visitam os entes queridos, é feita uma nova averiguação. Aqueles túmulos que permanecem da mesma forma são identificados, via edital, para que sejam reparados no período de seis meses. Passado esse período, se estiver da mesma forma, os restos mortais podem ser recolhidos e realocados para um ossuário com a devida identificação.

As medidas adotas levam em conta a busca pela melhor conservação do cemitério e também a dificuldade de espaço para novos sepultamentos.

Para mais informações, a Secretaria de Ação Social atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, e das 13h30min às 16h.

Fonte: Rádio São Luiz