Administração Municipal firma parceria com o Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande   

Administração Municipal firma parceria com o Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande. Foto: Larissa Dorneles

Pacientes interessados no atendimento podem realizar a inscrição nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na recepção da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)   

Com a assinatura do convênio entre a Administração Municipal e o Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande (CEDRG), a entidade retoma o atendimento à população.  

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O convênio assinado tem duração de sete meses e prevê um investimento de R$ 88 mil para a promoção do tratamento terapêutico. O valor foi uma indicação parlamentar dos vereadores Adão Schimitz, Ana Barros, Claudio Pereira, João Iuri de Oliveira, Misael Porto, Nara Mendes e Valmir Silveira. O tratamento terapêutico e educacional com a utilização de cavalos irá ofertar atendimento para crianças, jovens e adultos, totalizando 45 vagas. A participação no tratamento ocorre mediante inscrição.   

Inscrições – As inscrições ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na recepção da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), localizada na Rua Fernando Machado, nº 2899 (no Materno Infantil). 

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência do paciente e do responsável; informar os dados para contato dos responsáveis; apresentar laudo médico ou atestado (com CID), indicando e liberando o paciente para a prática da equoterapia; e o cartão SUS.  

A documentação será analisada pela equipe técnica do Centro de Equoterapia, que entrará em contato com os responsáveis para agendar as avaliações. A equipe é composta por uma psicóloga, uma fisioterapeuta e um educador físico, os quais analisarão o quadro clínico do paciente/praticante, verificando se ele é apto para a prática da equoterapia. Se positivo, será realizado o protocolo de atendimento personalizado do paciente/praticante, considerando as patologias e comprometimentos motores e cognitivos.  

Tratamento – A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, empregando o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos para o indivíduo praticante. A atividade contribui para o desenvolvimento da força muscular, do relaxamento, da conscientização do próprio corpo e do aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. 

O tratamento ofertado pelo Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande contempla crianças, adolescentes e adultos com diferentes tipos de deficiências físicas e/ou intelectuais, sendo uma terapia complementar importante em casos de Síndrome de Down; paralisia cerebral; doenças genéticas, ortopédicas e musculares; autismo; falta de coordenação motora; entre outras. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande