Kerbfest Missões celebra colheita e tradição alemã em São Paulo das Missões

foto colorida de divulgação da Kerbfest Missões

Festa cultua as tradições alemãs no Brasil – Foto: Divulgação/Kerbfest Missões

Agradecer pela colheita e cultuar as origens da tradição germânica, estes são alguns dos motivos para a realização da 30° Kerbfest Missões. A celebração das colheitas é algo tradicional da cultura alemã e remonta às origens da mitologia do povo germânico e sua ligação com a natureza. Um dos eventos mais populares ocorre na cidade catarinense de Piratuba, desde 1948. Em São Paulo das Missões, a primeira Kerbfest foi realizada em 1993 e completa 30 anos em 2023. 

O surgimento dessas festas está associado à chegada dos imigrantes da Alemanha ao país por volta do ano 1824. No entanto, diferente de outras festas similares da comunidade germânica, a Kerbfest nasceu no Brasil e tanto pode ser vista como a “festa da colheita”, como a “festa da inauguração da igreja”, por conta da união das comunidades em torno da religião. 

A Kerbfest também serve para valorizar e estreitar os laços entre as comunidades germânicas. Durante os eventos, a cultura alemã é evidenciada e a economia local ganha impulso, em especial com o turismo, as comidas e os bailes. Neste ano, a 30° Kerbfest Missões acontece entre os dias 27 a 29 de janeiro.

Entre as atrações da festa está previsto um desfile de carros alegóricos, além da tradicional carreata de abertura e Festa da Alegria no Clube 7 de Setembro, em São Paulo das Missões. A programação também conta com show musicais, apresentações culturais e a presença constante da culinária alemã. 

Confira a programação completa:

21/01: Missa festiva em homenagem ao padroeiro “São Paulo Apóstolo”, na Igreja Matriz.

27/01: 15h – Baile da 3° Idade no Pavilhão 3 do Parque Municipal de Eventos com o Grupo Alegria de Viver; 18h – Abertura Oficial da 30° Kerbfest Missões, Choppwagen e desfile de carros alegóricos; 23h – Momento Cultural com apresentações de danças alemãs; 23h30 – Baile com a Banda Passarela.

28/01: 9h – Jogo do refrigerante e refrigerante em metro; 10h – Futebol de bombacha; 11h – Jogo do barril entre as autoridades, convidados e imprensa regional; 12h30 – Almoço típico da culinária alemã; 14h – Jogo do barril e jogos germânicos; 19h30 às 23h – Café colonial alemão; 23h – Momento Cultural com apresentações de danças da etnia alemã; 23h30 – Baile do Kerb com a Banda K’necus e leilão da Garrafa do Kerb.

29/01:12h30 – Almoço típico da culinária alemã; 14h30 – Momento Cultural com apresentações de danças da etnia alemã; 15h – Sarau do Kerb com Grupo Atração; 16h30 – Encerramento Oficial da 30° Kerbfest Missões; 17h – Sarau de encerramento com a Banda K’necus.

Fonte: Fenae.org e Kerbfest Missões

Por Micael dos Santos Olegário