Aparp divulga informações sobre os benefícios da cobertura do solo

Foto: Divulgação/Aparp

O uso da cobertura morta na horta e no jardim pode trazer diversos benefícios tanto para o solo como para as plantas cultivadas. A principal vantagem é que com a cobertura, seja inorgânica ou orgânica, o solo se mantém úmido por mais tempo, já que os materiais utilizados retêm o líquido. Essa característica é importante principalmente no verão, quando o solo seca mais rapidamente.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Dessa forma, as regas podem ser feitas com menos frequência, pois a cobertura mantém o terreno úmido por mais tempo. Já no inverno, essa camada protetora também ajuda a reduzir os efeitos das baixas temperaturas. Outro benefício é a proteção contra as pragas e as plantas invasoras. A cobertura morta ajuda a inibir a infestação por fungos e insetos e também controla a germinação e o crescimento de ervas daninhas, fazendo com que a planta cresça de forma mais saudável.

Além disso, o solo também pode ganhar mais fertilidade, já que recebe nutrientes à medida que o material orgânico se decompõe. Por último, a cobertura proporciona até mesmo um ganho estético para a horta ou o jardim, já que a aparência do espaço se torna uniforme e com aspecto de bem cuidada.

Cuidados ao utilizar a cobertura morta

Como vimos, a cobertura morta oferece benefícios à plantação, mas ela deve ser utilizada com cuidado para não acabar promovendo o efeito contrário.

Em relação às árvores e outras plantas maiores, a camada deve ter entre cinco e dez centímetros de espessura. Porém, é necessário ter atenção a cada espécie, para não acabar sufocando a planta com a cobertura. Quando se trata de uma área recém-semeada, por exemplo, é mais recomendado utilizar um material leve, como a serragem, e com uma espessura bem fina, para não impedir o crescimento das plantas.

No caso das árvores, é importante não exagerar na espessura da camada, já que essa condição pode atrair roedores para o local. Além disso, é preciso tomar cuidado com materiais que podem passar pela fermentação acética, como as silagens. Quando isso ocorre, a cobertura pode liberar odores e ainda fazer mal às plantas mais jovens.

Ainda sobre as árvores, é preciso manter uma pequena distância entre a camada e o caule para evitar doenças a partir da umidade excessiva na base do tronco. Também é fundamental aplicar a cobertura conforme a sombra da copa da árvore para alcançar as raízes que, em várias espécies, crescem bem além da área perto do caule.

Como a cobertura morta ajuda a manter a umidade da terra, em locais em que o solo já é úmido esse método não é recomendado, pois pode deixar o terreno encharcado. Neste caso, há risco de apodrecimento das raízes e também de infestação por fungos.

Vale lembrar que é fundamental reaplicar a cobertura à medida que os materiais vão se decompondo. Assim, você garante bons resultados para a sua horta ou jardim de forma contínua.

Fonte: Aparp