Coopatrigo lança projeto de proteção de nascentes de água

Engenheira Ambiental Aline Schonarth apresentou o projeto. Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

A Coopatrigo lançou nesta quinta-feira, 19, um projeto que tem o objetivo de proteger as nascentes de água. Conforme a Engenheira Ambiental Aline Schonarth, responsável pela explanação da ideia, a ação contempla recuperação, limpeza, controle de erosão e reflorestamento dessas áreas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A iniciativa tem o slogan “adote uma nascente” e busca sensibilizar o produtor rural a ser parceiro do projeto. Conforme Aline, existe muita desinformação a respeito da atividade do agricultor quando envolve o consumo de água. Ela destaca que é ele o “maior interessado em proteger o meio ambiente, afinal é do campo que sai o seu sustento”.

O presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, que também falou durante o lançamento, destacou ser uma atitude simples, mas de grande impacto. “Se cada um dos 3.600 associados que entregam produção na cooperativa adotarem uma nascente será um ato individual com consequências coletivas”, afirmou.

Participaram do encontro os prefeitos Sidney Brondani, Fernando Machry, Beto Nascimento, Diego Santos do Nascimento, além de dirigentes e representantes da Aparp, Emater, secretarias de agricultura e associados e dirigentes da Coopatrigo, estes por meio virtual em cada uma das unidades da cooperativa.

A ideia foi bem recebida pelos presentes e despertou o interesse em ser ampliada pelos próprios chefes de Executivo. Em São Luiz Gonzaga, como símbolo da ideia, há a possibilidade de ser criada uma praça em uma área de preservação permanente que está localizada na esquina da Avenida Senador Pinheiro Machado com a General Câmara. A Coopatrigo se comprometeu em apresentar um projeto e o prefeito Brondani em buscar alternativas para viabilizar a ideia.

Parte do público que acompanhou o evento presencialmente

Fonte: Rádio São Luiz