Presidente do Sistema Ocergs defende medidas estruturais para enfrentar a estiagem

Foto: ACI/Frederico Westphalen

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, falou nesta quinta-feira, 19, sobre a necessidade de encontrar soluções para os problemas estruturais que decorrem da estiagem. Ele pontuou que as ações emergências são necessárias, mas que é preciso pensar em longo prazo.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ele defende a aproximação da Secretaria de Meio Ambiente e da Promotoria do Estado para que os produtores possam avançar nos assuntos que envolvem a reservação de água. Hartmann entende que a irrigação é extremamente necessária para que o setor possa se manter produtivo.

Além ampliar o diálogo com os órgãos regulatórios, o presidente disse ser preciso buscar soluções para os impactos da tributação estadual e a repactuação de dívidas.

Hartmann também considera a capacitação de pessoal como uma das medidas mais importantes do planejamento estratégico de longo prazo. Ele analisa que somente com pessoas tecnicamente qualificadas será possível competir em igualdade com as grandes empresas do mundo.

Por fim, o presidente falou sobre a mudança de governo. Em seu entendimento, algumas pautas podem demandar mais dificuldades enquanto outras, dos pequenos produtores, poderão ter mais benefício.

Fonte: Rádio São Luiz