Monitoramento da Eletrosul atesta qualidade das águas na Prainha de Roque Gonzales e região
Estão disponíveis os relatórios de monitoramento de balneabilidade dos balneários do Juca e Municipal Prainha, no município de Roque Gonzales. Sob coordenação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), os resultados da análise, realizada em novembro, certificaram a qualidade das águas dos lagos nas categorias “Muito Bom” e “Excelente”, respectivamente. Ambos balneários receberam placas providenciadas pela CGT Eletrosul com sinalizações de “local próprio para banho”, orientando o uso pelos banhistas da região.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A ação ambiental tem como objetivo avaliar a qualidade das águas de lagos artificiais, assim como destacar temáticas relacionadas à saúde pública. A iniciativa visa atender a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000.
As pesquisas foram conduzidas, semanalmente, pelo laboratório CIEMIC – Regional Sul Análises Químicas e Toxicológicas, o qual coordenou estudos microbiológicos, levando em consideração os seguintes parâmetros: coliformes fecais, baseado nas resoluções do Conama, e a densidade de cianobactérias, baseado nas resoluções da Fepam.
Os dois lagos artificiais estão vinculados à Hidrelétrica Passo São João (77 MW), de propriedade da CGT Eletrosul, localizada em uma das alças do Rio Ijuí, em Roque Gonzales (RS).