Médico veterinário destaca importância do planejamento para pecuaristas enfrentarem a estiagem


Imagem de wirestock no Freepik
O professor e médico veterinário Elder Lauter da Rosa comentou nesta semana sobre a importância do planejamento na atividade pecuária. Ele fez essa observação ao constatar que o calendário de estresse hídrico nos últimos anos tem se repetido na mesma época.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Armazenar feno, silagem ou até produzir alguma ração seriam algumas das saídas para minimizar as perdas que vêm ocorrendo. Elder pontua que isso acarretará no aumento dos custos, mas é preciso avaliar se a perda dos animais não será ainda mais onerosa que o investimento.
Na entrevista, o especialista também avaliou o cenário econômico da atividade. Ele reclamou da falta de fomento das instituições financeiras e a burocracia que na maioria das vezes impede o encaminhamento de projetos.
Elder ainda comentou que o mercado para o pecuarista é severo, com preços baixos e que na maioria das vezes não compensam o que foi investido no processo de aquisição do terneiro até a venda. Conforme o professor e médico veterinário, o Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, tem genética de qualidade, área territorial adequada e produz muito bem, contudo precisa valorizar a sua atividade para vender melhor.
Fonte: Rádio São Luiz