SAE de São Luiz Gonzaga foi criado para dar mais privacidade e atendimento humanizado a pacientes com HIV

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de São Luiz Gonzaga foi criado em 2019 para dar mais privacidade aos pacientes com HIV e deixá-los mais próximos de serviços como a farmácia, por exemplo. Seu modelo anterior ficava no Posto do Centro, vinculado à epidemiologia, junto com serviços de tuberculose e hanseníase.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O surgimento veio com o passar do tempo, a partir da necessidade de adequação e com uma proposta do governo estadual de tornar o município referência microrregional. Assim, uma vez iniciado, o SAE passou a atender exclusivamente pessoas que vivem com o HIV, com AIDS e co-infectados com toxoplasmose em órgão-alvo específico e tuberculose extrapulmonar, além de ofertar tratamentos de profilaxia pré-exposição e profilaxia pós-exposição.

No período de 2019 a 2022, o SAE ainda funcionou no Centro de Saúde, mas desde dezembro do ano passado ele transferiu suas instalações para o Materno Infantil. A mudança, como dito no início do texto, teve o intuito de oferecer mais privacidade aos pacientes, pois ainda hoje existe muito estigma e preconceito.

Simone Wunsch, enfermeira que atua no SAE, lembra que esse preconceito surgiu junto com as primeiras notícias da doença, no fim dos anos 1970, pois na época não se sabia a diferenciação do que é viver com o HIV e desenvolver a AIDS. Simone explica que o HIV é uma doença crônica que, com tratamento e acompanhamento médico, permite a pessoa viver normalmente. A situação é mais delicada no caso do desenvolvimento da AIDS, pois com a imunidade mais baixa, a pessoa desenvolve doença e infecções oportunistas.

O SAE tem o serviço de acolhimento de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h30min, no Materno Infantil. Se a pessoa tem dúvida ou está com algum receio, também pode procurar a Unidade Básica de Saúde, pois existe testagem rápida, segura e ética por parte dos profissionais de saúde.

Fonte: Rádio São Luiz