Quebra na safra de soja e milho pode gerar prejuízo de R$28 bilhões na economia gaúcha, estima Paulo Pires
O presidente da Coopatrigo e da Fecoagro, Paulo Pires, falou nesta semana sobre os números da frustração da safra neste início de ano. As estimativas apontam uma quebra de 43% na soja e números já consolidados em 56% no milho.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Segundo o dirigente, no milho existe alguma probabilidade de colheita em áreas de milho irrigado, mas mesmo nestes locais ocorreu falta de água, prejudicando a produção.
A avaliação é que a situação pode se agravar ainda mais caso não ocorram chuvas uniformes. Confirmando o que projetavam os meteorologistas, as chuvas estão muito irregulares, afetando principalmente a região oeste do estado, onde está concentrada grande parte do plantio de soja.
Um cálculo feito pela entidade aponta que mais de R$ 28 bilhões deixarão de circular na economia gaúcha por conta destes prejuízos. Na avaliação de Paulo Pires, para amenizar esses problemas é preciso crédito emergencial para o pequeno produtor, linha de crédito para as cooperativas e avanço em questões estruturais como a irrigação, que mitiga esses problemas.
Fonte: Rádio São Luiz