Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga decreta luto de três dias pelo falecimento de Ney Malgarim, ex-presidente do Legislativo

ey contempla a homenagem a criação da Mostra da Arte Missioneira

Faleceu em Ijuí nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o ex-presidente da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, Ney Gioda Malgarim, aos 76 anos. Natural de Itaqui, Ney era advogado e político com reconhecida carreira em São Luiz Gonzaga, tendo sido filiado ao MDB e ao PT, sendo um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980, ano em que foi presidente da Casa Legislativa de São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Dentre seu legado, Ney teve seu nome imortalizado na Casa do Povo quando, ainda no ano de 1980, criou a Mostra da Arte Missioneira, um dos mais expressivos eventos culturais transfronteiriços de integração onde participaram artistas brasileiros, argentinos e paraguaios, utilizando a arte como elemento de ligação desses países com as mesmas raízes missioneiras. Ney Malgarim assinou a Lei nº 72 em 4 de outubro de 1980, estabelecendo o evento para incentivar as expressões artísticas e da cultura missioneira em um período marcado pela repressão. Em reconhecimento ao ato, em dezembro de 2022 Ney esteve presente pela última vez na Câmara Municipal na solenidade de inauguração da Exposição da Mostra da Arte Missioneira, espaço que manterá a memória do importante evento cultural.

Leia mais: Morre o advogado e político Ney Gioda Malgarim

Devido ao falecimento do ex-vereador e ex-presidente, a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga decretou luto oficial por três dias, estendendo os sentimentos de pesar aos amigos e familiares de Ney Gioda Malgarim.

Pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga