Mulher são-luizense se destaca em profissão dominada por homens
Elidiane Boeno de Souza destaca-se na profissão de motorista de maquinário pesado. Por ser uma profissão majoritariamente ocupada por homens, ela pode ser considerada pioneira nesta atividade em São Luiz Gonzaga.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Aprendeu a operar motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira e rolo compactador, este último o que mais utilizou nos últimos anos.
Nesta quarta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, ela falou sobre seu ambiente de trabalho durante o programa Expressão Livre, destacando que apesar de ser um espaço dominado por homens, não sofreu preconceitos. “Sempre fui muito bem acolhida pelos colegas, sempre me incentivaram a fazer cursos, sempre me apoiaram”, comenta.
Na prefeitura de São Luiz Gonzaga, ela ocupava um cargo comissionado. Atuava principalmente no trabalho em estradas do interior.
Recentemente, quando abriu um concurso para operador de máquinas em Dezesseis de Novembro, ela foi a única mulher inscrita. Foi aprovada e agora deve atuar no novo município, dessa vez concursada, com estabilidade. “Algumas pessoas até sugeriram que eu fizesse para cargo de motorista, mas como eu já estava nessa área me senti mais confiante e fiz para operadora de máquinas”, explica.
O apoio do marido Adriano Forsin, chefe do setor de obras no interior de São Luiz Gonzaga, foi muito importante no processo. “Foi ele quem mais me cobrou, aprendi muito com ele”. Elidiane disse que é preciso gostar do que faz e que entre seus principais incentivos estão o pai e as três filhas. “O brilho no olho deles, o orgulho deles me levou a seguir”, relembra.
Fonte: Rádio São Luiz